Coordenação de Organização Institucional e Transparência - COIT

Atualizado em 09/10/2025

Apresentação:

A Coordenação de Organização Institucional e Transparência (COIT), unidade vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT), é responsável por realizar estudos e elaborar documentos técnicos para subsidiar a formulação e implementação de medidas de organização e modernização organizacional na UFMA; organizar e garantir a publicização de informações sobre estrutura regimental, estatuto, normas, rotinas, manuais de orientação, regimentos internos, instruções e procedimentos operacionais; manter atualizados os portais de "Transparência e Prestação de Contas" e "Acesso à Informação" no portal da Universidade; revisar periodicamente os documentos normativos necessários para o funcionamento das atividades de organização e modernização institucional, conforme os padrões e a orientação estabelecidos em legislação vigente; e manter atualizadas informações gerenciais da Universidade no Sistema de Informações Organizacionais do Governo Federal (SIORG). 

 

Publicar, conforme os procedimentos dos serviços de divulgação da PPGT, certidões, relatórios, planos e demais informações relevantes no portal “Transparência e Prestação de Contas” da Universidade;

X - Manter atualizado o portal "Acesso à Informação" da Universidade, em consonância com as orientações do Guia de Transparência Ativa da Controladoria Geral da União (CGU);

 

 

Chefe de Divisão:

Susan Sousa Chagas

 

Equipe:

Eldon Kern Neta Pacheco

Francisco de Assis Silva Azevedo

Joyce Fernanda Januário da Silva Cirqueira

Letícia Salazar Serra

Renata Mendes Costa

 

 Contato(s):

Telefone: (98) 3272-8033

E-mail: coit.ppgt@ufma.br

 

Processos de Negócios:

Elaboração da Carta de Serviços - Elaborar o documento, ferramenta de transparência e participação do cidadão, que visa informar à sociedade os serviços oferecidos pela Universidade e como utilizá-los.

Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional - Apresenta a elaboração do planejamento institucional e gestão da Universidade Federal do Maranhão pelo período de cinco anos, contendo informações que definem a sua missão, e os meios para concretizar suas metas, missão e valores. Bem como seu projeto pedagógico, planejamento acadêmico, cronograma e metodologia implementada dos objetivos a partir de indicadores de gestão.

Revisão e Consolidação de Atos Normativos - Promover a simplificação e revisão de todos os atos normativos inferiores a decreto. De modo que a UFMA, por meio das unidades, deverá realizar o levantamento do acervo de normas existentes e promover a revisão, a revogação expressa ou consolidação de todos esses normativos, além de manter o acervo em local de fácil acesso.

Codificação das Unidades da UFMA - Criar códigos ordenados com base na hierarquia organizacional de unidades, para realização de cadastros de unidades virtuais nos sistemas da UFMA (SIG's), visando estruturar as unidades organizacionais da universidade.

Indicadores de Gestão - Realizar o cálculo dos indicadores de gestão da Universidade, de acordo com a Decisão TCU 408/2002, inserindo os resultados no SIMEC (Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle), publicar no portal da UFMA e incluí-los na elaboração do Relatório de Gestão.

Sistema de Transparência Ativa - Elaborar documento com apoio dos responsáveis da Unidade Prestadora de Contas (UPC) que tem como objetivo principal: oferecer uma visão clara para a sociedade sobre como a estratégia, a governança, o desempenho e as perspectivas da UPC que levam à geração de valor público em curto, médio e longo prazo no contexto de seu ambiente externo.