FAQ (DÚVIDAS FREQUENTES)

Atualizado em 21/10/2024

- Outras informações, consulte a Carta de Serviços 2023.

Como faço para formalizar um pedido junto à UFMA?

As solicitações de formalização de pedidos junto à UFMA devem ser realizadas diretamente no SEI, conforme estabelecido no Art. 6º da Portaria GR Nº752/2022-GR.

Do Acesso ao SEI-UFMA:

Nos casos de usuário interno, o acesso deve ser realizado utilizando o mesmo login e senha usados nos demais sistemas da UFMA (página do SEI)

Nos casos de usuário externo, inicialmente deve ser solicitado o seu acesso externo ao SEI-UFMA seguindo os procedimentos do informativo (clique aqui)

Obs: Entende-se como usuário interno todos os servidores ativos e colabores internos da UFMA, e como usuário externo todos os demais que não sejam caracterizados como usuário interno.

Como posso entrar em contato com as unidades no período pandêmico?

O contato com as unidades da UFMA pode ser realizado através de seus e-mails institucionais (clique aqui), ou presencialmente conforme os horários de funcionamento de cada unidade. 

Como saber o meu e-mail institucional?

Os servidores ativos da UFMA já possuem e-mail institucional de forma automática.

e-mail institucional do servidor, normalmente corresponde ao usuário de login no SIPAC@ufma.br, o qual deve ser colocado na plataforma de entrada do gmail, e a senha de login do e-mail há de ser a mesma senha utilizada nos sistemas da UFMA.

Caso tenha dificuldades de acesso, o servidor pode entrar em contato com dd.nti@ufma.br ou sistemas.ti@ufma.br.

Como faço para solicitar Aposentadoria?

Para a solicitação de aposentadoria na UFMA é necessário formalizar o pedido, protocolando-o diretamente no SEI, com o envio do Requerimento do Servidor devidamente preenchido e assinado e ainda acompanhado dos documentos constantes no Check list disponível com os demais formulários no Portal da PROGEP (clique aqui).

 Maiores informações através do e-mail corec.progep@ufma.br

Outra pessoa pode solicitar formalização/abertura de processos em meu nome?

A solicitação de formalização de processo através de pedidos por terceiros somente deverá ocorrer mediante a apresentação de procuração, enviada também como anexo dentre os demais documentos.

É recomendado acrescentar o documento de identificação do procurador.

 Maiores informações através do e-mail  depa@ufma.br

Quais os tipos de processos posso solicitar quando do NASCIMENTO DE FILHOS?

Os servidores públicos, segundo o Guia do Servidor, tem direito a solicitar:

a) Auxílio Natalidade;

b) Assistência ou Auxílio Pré-Escolar;

c) Licença à Gestante, caso a mãe seja servidora pública;

d) Licença Paternidade, caso o pai seja servidor público;

Além de requerer a inclusão do dependente para:

  • Dedução do Imposto de Renda
  • Licença Tratamento de Pessoa da Família.
  • Plano de Saúde

 Os pedidos devem ser formalizados, protocolando-os diretamente no SEI, com o envio do Requerimento devidamente preenchido e assinado.

Para cada pedido deve ser formalizado um protocolo distinto, devendo-se atentar aos documentos listados ao final de cada formulário específico.

Os formulários podem ser localizados no Portal da PROGEP (clique aqui)

Maiores informações através do e-mail corec.progep@ufma.br 

Como faço para apresentar o meu RELATÓRIO DE ATIVIDADES DOCENTE?

Os Relatórios de Atividades Docentes devem ser inseridos no processo referente à  solicitação de afastamento, conforme orientação no Fluxograma _Relatório de Atividades Docente (clique aqui), estabelecido pela DTD/DIPLAD/PROGEP.

Sendo assim, o docente deve enviar e-mail, direcionado à depa@ufma.br, com solicitação de desarquivamento do seu processo de afastamento (informando o nº do processo) enviando os documentos correspondentes ao seu Relatório de atividades docente.

Maiores informações através do e-mail diplad.progep@ufma.br 

Como faço para solicitar PROMOÇÃO/PROGRESSÃO DOCENTE?

As solicitações de Progressão e/ou Promoção Docente deverão estar em conformidade ao estabelecido na Resolução CONSAD 204/2017. Nela Constam as orientações, e ainda o requerimento e os demais formulários em seu anexo.

PROGRESSÃO (quando houver a mudança de NÍVEL)

PROMOÇÃO (quando houver a mudança de CLASSE)

Para a sua solicitação na UFMA é necessário formalizar o pedido, protocolando-o diretamente no SEI, com o envio do Requerimento do Servidor devidamente preenchido e assinado

A Resolução CONSAD 204/2017 pode ser localizada no Portal PROGEP (clique aqui)

Maiores informações através do e-mail  diplad.progep@ufma.br 

Como posso solicitar PROGRESSÃO POR CAPACITAÇÃO?

A Progressão por Capacitação é direcionada aos Técnicos administrativos.

Para a sua solicitação na UFMA é necessário formalizar o pedido, protocolando-o diretamente no SEI, com envio do Requerimento específico devidamente preenchido e assinado, devendo ser acompanhado do(s) certificado(s) de conclusão do curso.

Orientações complementares podem ser identificadas no Guia do Servidor disponível no Portal da PROGEP. (clique aqui)

Maiores informações através do e-mail dcd.progep@ufma.br  

Como faço para solicitar AVERBAÇÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO?

Para a sua solicitação na UFMA é necessário formalizar o pedido, protocolando-o diretamente no SEI, com envio do Requerimento do Servidor devidamente preenchido e assinado, acompanhado do envio da Certidão dos órgãos OU a Certidão do INSS.

Orientações complementares podem ser identificadas no Guia do Servidor disponível no Portal da PROGEP (clique aqui).

Maiores informações através do e-mail corec.progep@ufma.br

Como faço para solicitar INSALUBRIDADE / PERICULOSIDADE?

Para a sua solicitação na UFMA  é necessário formalizar o pedido, protocolando-o diretamente no SEI, com envio do Requerimento do Servidor devidamente preenchido e assinado, devendo ser acompanhado da ficha de inspeção.

Os pedidos de insalubridade e periculosidade são coisas distintas, portanto os requerimentos e processos são separados. Para ambos utiliza-se o Requerimento do Servidor, mas "marcados" conforme solicitação correspondente.

Orientações complementares podem ser identificadas no Guia do Servidor disponível no Portal da PROGEP (clique aqui).

Maiores informações através do e-mail corec.progep@ufma.br 

Como faço para solicitar REMOÇÃO?

Para a solicitação de Remoção na UFMA  é necessário formalizar o pedido, protocolando-o diretamente no SEI, com envio do Requerimento do Servidor devidamente preenchido e assinado pelo servidor e por sua chefia imediata.

Atentar a distinção entre os formulários de "Remoção por permuta" e "Remoção sem mudança de sede”.

Em caso de motivação específica para a remoção é interessante enviar, também, documentação comprobatória com a finalidade de respaldar o pedido.

Orientações complementares podem ser identificadas no Guia do Servidor disponível no Portal da PROGEP (clique aqui).

Maiores informações através do e-mail digep.progep@ufma.br 

Quando enviar um processo para ARQUIVAMENTO?

Após findada a motivação de abertura do processo (deferimento ou indeferimento do pedido) o processo deve ser destinado, com a finalidade de arquivamento, ao Arquivo da Contabilidade (se assunto contábil) ou Arquivo da DEPA (se demais assuntos).

Esta orientação é válida tanto para processos eletrônicos como para processos em suporte papel cadastrados no SIPAC.

Orientações complementares clique aqui

Maiores informações através do e-mail depa@ufma.br

Como faço para solicitar READMISSÃO EM CURSO?

Para a sua solicitação na UFMA  é necessário formalizar o pedido, protocolando-o diretamente no SEI, com envio do formulário específico (clique aqui) devidamente preenchido e assinado, devendo ser acompanhado do histórico acadêmico.

Os documentos devem ser enviados, como anexo do e-mail, em formato PDF.

Maiores informações através do e-mail diagrad@ufma.br

Onde posso obter orientações sobre DIPLOMAS (Segunda via/Revalidação/Registro de diplomas de outras IES)?

Para a solicitação de DIPLOMAS (Segunda via, Revalidação e/ou Registro de diplomas de outras IES)  é necessário formalizar o pedido, protocolando-o diretamente no SEI, com envio do Requerimento específico devidamente preenchido e assinado acompanhado da lista de documentos conforme tipo de solicitação.

As orientações, formulários e lista de documentos necessários podem ser identificados no Portal da PROEN, conforme a finalidade pretendida:

1 – Registro de Diplomas de outras IES clique aqui

2 - Segunda Via de Diploma clique aqui

3 – Revalidação e Reconhecimento de Diplomas de Graduação e Pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) clique aqui

4 - Revalidação de Diploma Médico REVALIDA clique aqui

Obs:

Conforme orientação da DERRED/PROEN, após abertura do processo junto à DEPA deve ser feito o agendamento através do e-mail: dired.proen@ufma.br para entrega dos diplomas que serão registrados pela DERRED.

Maiores informações através do e-mail dired.proen@ufma.br