Notícias
Mais de sessenta Instituições Federais de Ensino Superior participaram do Forplad, na UFMA
A 2ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das Instituições Federais de Ensino (Forplad), sediada na Cidade Universitária Dom Delgado, contou com 112 inscritos de 69 instituições de ensino superior e cerca de 85 participantes presenciais diários. Além da participação presencial, o encontro também foi transmitido, em parceria com a TV UFMA, no canal do Forplad no Youtube. Durante o encerramento, foi deliberado um ofício que será encaminhado à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), pontuando a necessidade de recomposição do orçamento, as dificuldades em atender às necessidades contínuas e de investimento no ano de 2022.
Após três dias de evento, foram discutidos, entre diversas palestras, a nova lei de licitação, relatos de boas práticas de governança e discussões sobre o orçamento das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). Segundo o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT) da UFMA, Walber Lins Pontes, o Fórum é um processo permanente, no qual as reuniões ordinárias são importantes para que se identifiquem pontos relevantes ao desenvolvimento das instituições e para se compreenderem, de forma organizada e estruturada, as ações que serão desenvolvidas pelas instituições com o intuito de crescimento da Universidade e para prestação de serviços à sociedade com qualidade. De acordo com Walber Pontes, o ofício apresentado ao final do painel visa sensibilizar os entes superiores das necessidades das Ifes.
No encerramento, ocorreu o painel “Os impactos orçamentários de 2022 e as perspectivas para 2023”, ministrado pela coordenadora da Comissão de modelos e pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Dulce Tristão, e pelo vice coordenador da Comissão de Modelos e pró-reitor de Planejamento e Orçamento da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Juscelino Silva, que apresentaram a ferramenta de acompanhamento de execução orçamentária. Por meio dessa ferramenta, desenvolvida pelo Forplad, é possível visualizar os orçamentos discricionários, de pessoal, o histórico de execução, entre outros.
Segundo Jucelino Silva, a ferramenta, além de ser um meio de gestão, é também um instrumento de transparência que apresenta uma série histórica com dados desde o ano 2000, que podem ser avaliados de forma regional e nacional. “Entendemos que é uma boa tecnologia, pois é acessível, interativa e automatizada, e conseguimos ter uma transparência mais assertiva e reconhecida pelos órgãos de controle. Esses painéis têm direcionado as tomadas de decisões da Andifes e do Forplad em relação à Secretaria de Educação Superior (Sesu) e alguns parlamentares, tendo sido um avanço significativo”, ressaltou.
Com o encerramento da segunda reunião, o coordenador do Forplad, Franklin Matos Silva Júnior, pontuou que o Fórum foi excelente em São Luís e agradeceu o acolhimento da UFMA. “Este é um ano muito crítico para o orçamento das universidades, e podemos ver esse orçamento para o final deste ano e início de 2023, tomamos algumas medidas e mantivemos diálogos com a Andifes. Durante o encontro, vimos que existem universidades bem-desenvolvidas na área de gestão, e elas vão nos ajudar a aprofundar o conhecimento e o nivelamento da rede. Discutimos bastante a nova lei de licitação. Ela tem efeito parcial no momento, mas, em abril, valerá por completo, então é muito importante todos estarem alinhados”, disse.
Ao final, houve um sorteio com entregas de livros pelo reitor Natalino Salgado. Os presentes ainda assistiram à apresentação do Boi Novilho de Luz da Universidade Integrada da Terceira Idade (UNITI). A previsão é que a terceira reunião do Forplad seja realizada em dezembro, no Rio de Janeiro, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube
Produção: Bruna Castro
Texto: Alan Veras
Fonte: https://portalpadrao.ufma.br/site/noticias/mais-de-sessenta-instituicoes-federais-de-ensino-superior-participaram-do-forplad-na-ufma
Última alteração em: 30/01/2023 14:45