Alteração de nome ou estado civil

DEFINIÇÃO

Este serviço permite aos servidores ativos, aposentados e pensionistas atualizarem seus dados cadastrais pessoais, especificamente o nome e/ou estado civil.

PÚBLICO ALVO

Servidores ativos, aposentados e pensionistas.

REQUISITOS BÁSICOS

Ser servidor ativo, aposentado ou beneficiário de pensão vinculado à UFMA;

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

  1. Formulário “Requerimento Geral do Servidor”, disponível no sistema SEI;

  2. Certidão de Casamento, Certidão de Averbação de Divórcio, sentença judicial ou certidão de óbito.

 

INFORMAÇÕES GERAIS

  1. A atualização do nome e/ou do estado civil deve ser realizada preferencialmente por meio da plataforma SOUGOV.BR, conforme estabelecido pela Portaria SGP/SEDGG/ME Nº 1.455, de 16 de fevereiro de 2022.

  2. É responsabilidade do servidor ativo, aposentado e beneficiário de pensão fornecer as informações corretas e atualizadas.

  3. Para alterar o nome, é essencial atualizar previamente as informações na Receita Federal. Sem essa atualização, a alteração no sistema não será possível. O Sistema SIAPE realiza cruzamento de dados com a Receita Federal, e qualquer divergência impede a realização de alterações.

  4. A união estável não modifica o estado civil registrado. Os estados civis reconhecidos são: casado, divorciado, separado judicialmente, solteiro e viúvo.

 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

Inciso XIX do art. 117 da Lei nº 8.112/1990;

 COMO REQUER

    1. SouGov

    Cadastro - Meu Perfil- Meus Dados Pessoais - Outros Dados Pessoais

    1. SEI

    Iniciar Processo SEI;

    Incluir o “Requerimento Geral do Servidor” e a documentação necessária;

    Encaminhar o processo à DIGEP/PROGEP.


SETOR RESPONSÁVEL

Coordenação de Registro e Controle de Pessoal – COREC/DIGEP/PROGEP

Telefone: (98) 3272 – 8809 / 8810 

Email: corec.progep@ufma.br / digep.progep@ufma.br