UFMA de Bacabal inaugura sala da Coordenação de Pós-Graduação, Núcleo de Apoio à Pesquisa e Inovação, Sala multimídia e Laboratório de Informática

publicado: 28/06/2023 10h21, última modificação: 28/06/2023 10h30
9667b4a2-0971-4147-93fd-5addc5a5ed13.jpeg

Nesta terça-feira, 27, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou o descerramento das placas de entrega da sala da Coordenação de Pós-Graduação, do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Inovação, da Sala Multimídia e do Laboratório de Informática no Centro de Ciências de Bacabal.

Alguns espaços são novos, outros foram reformulados e melhorados, a exemplo do Laboratório de Informática, que renovou 20 dos 35 computadores e, em breve, renovará os demais, podendo acrescentar novos aparelhos. A Sala de Multimídia, que já vinha sendo utilizada por docentes e discentes, também ganhou melhorias.

Já o Núcleo de Apoio à Pesquisa e Inovação e a sala da Coordenação de Pós-graduação são sonhos do Centro que foram concretizados com esforço e diálogo entre o Centro Acadêmico e a gestão central da UFMA de São Luís.

d337e92f-a433-4b79-9c8d-17b5627f8d21.jpeg

A diretora do Centro de Ciências de Bacabal, Lucélia de Sousa Almeida, avalia como positivas as instalações no câmpus de forma atualizada e moderna, para o conforto tanto dos discentes quanto dos docentes na realização de suas atividades:

“Os pesquisadores solicitavam o núcleo havia muito tempo. É um local que pode agregar leitura de edital, verificar se os alunos ou professores estão aptos a participar, entre outras funcionalidades importantes. A ideia é que esse núcleo seja interligado diretamente com a Ageufma futuramente, mas é uma ideia ainda, contudo, de imediato, inaugurar esse espaço foi o primeiro passo de muitos e que nos traz muitas felicidades”, destacou a diretora.

Para o reitor Natalino Salgado, é de extrema importância que a Universidade realize investimentos em tecnologia e ferramentas avançadas para todos os câmpus do interior, facilitando o processo de descentralização e modernização desses espaços:

“Educação é resistência e luta, e estamos buscando melhorias, com inovação, para também melhorar a vida das pessoas. Esse esforço na produção de conhecimento e ciência é o que tem melhorado significativamente nossos índices educacionais. Isso devido ao conjunto de diversos fatores, entre eles o espaço democrático de conversa para construir uma Universidade melhor para todos ", ressaltou Natalino.

38a860d7-147d-4123-b904-e89b7b8783e3.jpeg

Aluna do primeiro período do curso de Letras do Centro de Bacabal, Bianca de Oliveira Lima, 20 anos, falou sobre os benefícios das novas salas, sobretudo, do Laboratório de Informática:

“Uma boa parte dos meus estudos eu consigo, de forma gratuita, acessando conteúdos que eu pesquiso na internet aqui no laboratório e tem sido uma experiência muito agradável, com um ambiente climatizado, além dos aparelhos serem muito bons e velozes, com o tamanho da tela bom o suficiente para ler. Então tem sido peça fundamental nos meus estudos, sobretudo, por eu ser do curso de Letras, que exige muita pesquisa bibliográfica”, contou.

Por: Aline Alencar

Fotos: Aline Alencar