SES/MA promove oficina sobre a produção estatística e os bancos de dados do IBGE na UFMA de Bacabal

publicado: 13/07/2023 09h58, última modificação: 13/07/2023 10h00
foto1.png

A Superintendência Estadual do IBGE no Maranhão recebeu ofício do Grupo PET - Programa de Educação Tutorial de Ciências Naturais, do Centro de Ciências de Bacabal, da Universidade Federal do Maranhão (CCBa/UFMA) para realização de uma Ocina com estudantes voltada para o uso de estatísticas produzidas pelo Instituto Brasileiro de Geograa Estatística.

A proposta de realização do evento cientíco foi iniciativa do professor Dr. Wheriston Silva Néris, Tutor do PET Ciências Naturais. A SES/MA prontamente atendeu essa demanda com apoio do Centro de Documentação e Disseminação de Informações – CDDI, pois Bacabal ca distante, aproximadamente, 250km da capital do Maranhão, São Luís.

Assim, entre os dias 22 e 23 de junho de 2023, no Auditório do Centro de Ciências de Bacabal foi realizada a Ocina: PRODUÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICOS E PLATAFORMAS DE PESQUISA DO IBGE: Ferramentas para as Ciências Naturais e Humanas, tendo como conferencista o Analista do IBGE, Dr. João Ricardo Costa Silva, e auxiliado pela Técnica do IBGE, Thaianne Lara Costa.

O evento foi organizado pelo Grupo Pet Ciências Naturais em parceria com Superintendência Estadual do IBGE no Maranhão e contou com a presença de 25 discentes, além de contar com a presença dos Profs. Drs. Michel Chaves e Poliana Santos, docentes dos Cursos de Ciências Naturais e Humanas, respectivamente.

Para o tutor do Grupo Pet Ciências Naturais, Prof. Dr. Wheriston Silva Neris, o evento foi importante por oportunizar a familiarização dos estudantes e professores com as metodologias e ferramentas de pesquisa do IBGE, cujos dados interessam tanto aos cursos de Naturais e Humanas, quanto à própria sociedade, servindo de referência fundamental para desenho, avaliação e redenição das políticas públicas.

O Prof. Dr. Wheriston Silva Neris ressaltou ainda que o evento servirá também de referência para o novo número da Revista Pet Ciências Naturais, que será lançada em breve, quando será realizada uma caracterização das cidades do Médio Mearim maranhense e suas transformações, face à divulgação do recente Censo do IBGE.

A ocina teve como temas centrais abordados: 1. A produção de Estatísticas e sua importância para as Ciências; 2. Metodologias de coleta e produção de dados; 3. Plataformas e ferramentas do IBGE.

No decorrer dos trabalhos, os discentes zeram perguntas e tiraram diversas dúvidas. A participação de três professores doutores no decorrer dos trabalhos merece destaque, pois favoreceu um ambiente com elevado nível de interação e aprofundamento na condução da Ocina.

Para o Analista, João Ricardo, a realização do evento foi importante, pois mostra o compromisso do IBGE com a disseminação da produção de dados estatísticos e geocientícos, especialmente para o público universitário. Outro aspecto relevante, resido no fato que o município de Bacabal sediou o Teste do Censo Demográco 2022 no Maranhão. Tendo o IBGE recebido amplo apoio da municipalidade local, é uma satisfação da SES/MA voltar ao município para retribuir.

Além desses relevantes aspectos, para o analista João Ricardo, o evento teve uma satisfação especial, pois o Prof. Dr. Wheriston Silva Neris é um grande amigo desde a época em que foram alunos da mesma turma do curso de Licenciatura em História na Universidade Federal do Maranhão.

Texto: SES/MA IBGE.