Rede RESICLIMA inaugura projeto de pesquisa sobre enfrentamento da emergência climática

publicado: 14/09/2023 13h10, última modificação: 14/09/2023 13h10

A Rede RESICLIMA anunciou o lançamento do projeto de pesquisa intitulado "DETERMINANTES BIOPSICOSSOCIAIS NA RESPOSTA INDIVIDUAL E COLETIVA AO ENFRENTAMENTO DA EMERGÊNCIA CLIMÁTICA".

Diante do consenso científico de que as mudanças climáticas são uma realidade imutável, torna-se imperativo compreender como os seres humanos têm enfrentado e reagido à variabilidade do clima. Pesquisas indicam que as políticas públicas não podem ser eficazes sem entender a psicologia e o comportamento humano no contexto da emergência climática.

A questão central deste projeto é: Quais fatores influenciam o engajamento público e a percepção em relação ao enfrentamento da emergência climática global? Busca-se, portanto, desvendar como elementos da cognição humana moldam a dinâmica social em sistemas tanto reais quanto virtuais, em ações voltadas à prevenção e mitigação das mudanças climáticas. Este estudo é crucial para a criação, monitoramento e avaliação de políticas públicas eficazes voltadas à emergência climática global.

O projeto está em consonância com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13, da ONU, que se refere à Ação Contra a Mudança Global do Clima. Especificamente, alinha-se à meta 13.3, que foca na melhoria da educação, aumento da conscientização e fortalecimento das capacidades humanas e institucionais para enfrentar os desafios das mudanças climáticas.

No dia 14/09/2023, foram aprovados os marcos teóricos e metodológicos do projeto, bem como estratégias de divulgação e popularização de suas atividades.

Este projeto agrega talentos de diversas instituições acadêmicas, incluindo UFPE, UFRPE, UFPB, UPE, UFMA, UNIFESSPA, USP, UNB, UFRN, PUC-Rio, UFU,   University of Michigan, University of Helsinki. A coordenação geral está sob a liderança do professor Ulysses Paulino de Albuquerque, do Centro de Biociências da UFPE. No Maranhão o responsável pelo desenvolvimento do projeto será o professor André Luiz Borba do Nascimento, do Centro de Ciências de Bacabal da UFMA, coordenador do Laboratório de Estudos Ecológicos e Etnobiológicos (LECET).