Professora egressa do Campus Bacabal propõe discussão sobre a formação de educadores

publicado: 21/09/2023 10h44, última modificação: 21/09/2023 10h48
Graduada e Mestre em Letras pela Universidade Federal do Maranhão, Campus Bacabal, dedicou-se a entender como a formação de novos professores afeta o ensino

Maria Valcirene Braga é professora da Educação Básica, formada em Linguagens e Códigos com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Maranhão, a UFMA, e mestre em Letras pela mesma instituição. Bolsista da CAPES no mestrado, seu interesse pela prática pedagógica e pelo papel do educador em sala de aula surgiram ainda na graduação.

Qual o propósito da sua pesquisa?
Minha pesquisa teve como foco elaborar uma proposta de debate sobre os discursos de futuros professores de Língua Portuguesa a partir das narrativas de experiências de sua prática pedagógica, materializadas na escrita da monografia feita por eles. Isto é, procuramos ver, a partir da escrita desses futuros professores, quais contribuições sobre o ensino eles trazem e defendem. Além disso, o questionamento sobre o que os tornam sujeitos inseridos em um espaço social que busca formar uma nova geração de indivíduos pensante

O que se pode destacar da sua pesquisa?
O compromisso em discutir sobre a formação do professor de Língua Portuguesa a partir das experiências vivenciadas em sala de aula no processo de formação. Percebo que há, ainda, poucas discussões a respeito da formação docente e da prática que partem de professores-pesquisadores, e que têm conhecimento da realidade escolar.

Qual a importância da sua pesquisa para a sociedade?
A minha pesquisa teve como objetivo olhar para a experiência dos graduandos em processo de formação, que voltam seus olhares para sua prática e questionam, levantam perguntas, se colocam como sujeitos pensantes e que procuram, a partir de suas experiências, refletir sobre sua formação e prática futura. Acredito que minha pesquisa pode contribuir justamente para pensarmos no espaço escolar, mas que também é social: pensar numa formação em que se perceba os futuros professores não só como docentes, mas também como pesquisadores, que buscam refletir sobre a aula, sobre os sujeitos-alunos que apresentam diversas realidades e que não devem ser reduzidos como depósitos a serem preenchidos com os conhecimentos do professor.

Qual a importância da CAPES na sua trajetória?
A bolsa da CAPES foi extremamente importante para a minha permanência nos estudos, abriu portas e me incentivou a continuar a pesquisar e a participar de espaços que talvez eu não tivesse a oportunidade de conhecer. Foi, sem dúvida, um divisor de águas na minha formação no período do mestrado.

Com informações do site da CAPES.