Nota à comunidade acadêmica sobre verificação de Informações

publicado: 14/04/2023 09h22, última modificação: 21/06/2023 10h48
Conselho do Centro de Ciências de Bacabal - CCBa emite nota à comunidade universitária sobre verficação e propagação de informações

nota

Temos acompanhado, nos últimos dias, trágicos acontecimentos relacionados aos ataques às escolas e universidades que muito nos entristeceram e alertaram para a segurança de nossas instituições de ensino em todo o Brasil. Aliado a isso, existe uma rede de notícias falsas que se alimenta do pânico, do caos e da desordem, fortalecendo o medo e ações desmedidas e insensatas.

Não se pode deixar de destacar que, nas primeiras semanas de abril de 2023, ocorreram fatos lamentáveis para a sociedade como um todo, com ataques repetidos a escolas e demais instituições de ensino. Tais acontecimentos alertam a sociedade e as autoridades de segurança, preocupando as famílias que viam nas escolas e nas instituições de ensino um lugar de segurança e tranquilidade.

Dada a complexidade do problema que se apresenta - reais ataques às escolas e demais instituições de ensino, ameaças infundadas e infindáveis e o descontrole da informação - é necessário que a sociedade como um todo reaja a tudo isso com ações objetivas e certeiras, no sentido de buscar a normalidade e a segurança, itens indispensáveis para o trabalho e para os objetivos que as instituições de ensino, incluindo o Centro de Ciências de Bacabal, objetivam. Nesse sentido, o esforço coletivo é necessário e exige uma articulação entre a sociedade como um todo e as forças de segurança. A direção de Centro, juntamente com o Conselho e a reitoria da UFMA, na pessoa do Prof. Natalino Salgado Filho, têm buscado um diálogo com as autoridades da área de segurança para encontrar soluções que visem um conjunto de solicitações para que a segurança no campus e fora dele possa ser ampliada.

Nessa direção, o Conselho de Centro solicita à comunidade acadêmica em geral a colaboração quanto à divulgação e compartilhamento de informações que surjam, principalmente, em grupos de aplicativos de mensagem e em outras redes sociais, sobretudo pelo potencial dano que elas apresentam para a organização e tranquilidade.

Não se pode deixar de mencionar que, no último dia 12 de abril de 2023, houve uma situação alarmante causada por uma onda de informações não verificadas e colocadas em contextos diferentes, que, de certa forma, afetaram a todos e colocaram em cheque a normalidade das atividades no campus. Enquanto comunidade universitária, precisamos ter serenidade e equilíbrio para continuar nossa caminhada. A partir disso, é necessário apelarmos para o bom senso e a calma em situações como essa, sobretudo a verificação das informações dos canais de comunicação oficial e o não compartilhamento de informações sem verificação, por mais reais ou importantes que pareçam ser. Buscar informações nas fontes certas é um remédio tradicional e muito importante para combater esse tipo de situação.

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Conselho do Centro de Ciências de Bacabal - CCBa