Inscrição para o IV Seminário de Iniciação à Pesquisa em Letras

publicado: 10/07/2023 18h00, última modificação: 01/09/2023 09h45
letras.jpeg

O IV Seminário de Iniciação à Pesquisa em Letras é um evento coordenado pelas Professoras Valnecy Corrêa e Mariana Ribeiro e pelo professor Paulo da Silva Lima, membros do colegiado de Letras do Centro de Ciências de Bacabal - UFMA/CCba.

Com o objetivo de fomentar a prática de pesquisa desde o início do curso, o evento tem uma carga horária de 20h, é realizado em dois dias com atividades nos três turnos. Tem como público-alvo principal os estudantes de Letras do primeiro período, mas também insere os acadêmicos do curso em atividades como monitoria, organização do evento, apresentação de trabalhos e participação como ouvinte em minicursos, mesas-redondas e palestras.

A organização do evento ocorre durante o período letivo, principalmente, nas atividades das disciplinas Língua Portuguesa I e Metodologia Científica, cujas ações são planejadas e desenvolvidas de forma interdisciplinar, com o propósito de, além de favorecer a apropriação de conhecimentos básicos sobre a leitura e escrita acadêmica, apresentar, aos alunos do primeiro período, a prática de pesquisa em Letras. Nessa perspectiva, ao longo do período, é estabelecido um diálogo sobre os objetos de pesquisa (leitura, escrita, análise linguística, análise literária, ensino e aprendizagem de língua portuguesa etc.), como forma de fomentar a curiosidade científica para a produção de projetos.

No final do período, durante a realização do IV Seminário de Iniciação à Pesquisa em Letras, os estudantes participam com apresentação de proposta de pesquisa em seções de comunicação e também podem participar de atividades como palestras, mesas-redondas, mini curso, o que favorece conhecer a dinâmica da vida acadêmica. Nessa perspectiva, o evento tem se constituído uma ação que integra os estudantes do curso desde o primeiro período.

LINK PARA PROGRAMAÇÃO E INSCRIÇÃO