Inscrição para o II Simpósio de Ciências Sociais e Humanas

publicado: 12/09/2023 15h37, última modificação: 06/11/2023 11h38
Inscrição aberta para evento que contará com palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentação de trabalhos.
SIMCISOH.png

Inscrição aberta para o II Simpósio de Ciências Sociais e Humanas - SIMCISOH: Ciências Sociais e Humanas em suas Conexões com a Educação: Debates Contemporâneos, organizado pelo colegiado do Curso Interdisciplinar de Ciências Humanas/Sociologia da Universidade Federal do Maranhão,, que ocorrerá nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2023 no Centro de Ciências de Bacabal.

O tema do evento deste ano foi pensado a partir da emergência de novas questões que precisam ser debatidas e incluídas nos conteúdos e metodologias das Ciências Sociais e Humanas, na sala de aula da Educação Básica e na universidade, ou seja, nos espaços direcionados à formação docente, locais privilegiados da educação. O entendimento da relevância das temáticas se dá de modo gradual, sendo decisivo seu reconhecimento. É preciso repensar o modo de ensinar e atender às necessidades proeminentes deste novo cenário que precisa ser desvelado mediante a adoção de novas práticas educacionais.

O SIMCISOH configura-se como um importante espaço de discussão sobre a educação e a inserção de temáticas emergentes imprescindíveis no processo de formação social e humana. Esta iniciativa tem o propósito de estabelecer o intercâmbio entre professores e pesquisadores no âmbito local e nacional. Deste modo a universidade cumpre o seu papel de promover o conhecimento, ao mesmo tempo, em que apresenta um diálogo interdisciplinar comprometido com uma educação libertadora e, sobretudo, transformadora.

Programação

A programação do evento dispõe de mesas redondas, palestras, minicursos, oficinas e simpósios temáticos que agregarão as comunicações orais, desenvolvidas a partir das temáticas: Educação, Ciências Humanas e Tecnologia, Espaço, Ambiente e Sociedade, Educação e Diversidade, Ciências Sociais e Educação, Filosofia, Educação e Sociedade, Programas de Educação Superior e Formação Docente

Na conferência de abertura será abordado o tema “Conexões entre a Sociologia e a Educação: conformações do subcampo de pesquisa do ensino de Sociologia no Brasil” e será ministrada pelo Prof. Dr. Cristiano das Neves Bodart da Universidade Federal de Alagoas- UFAL. E o Prof. Dr. Juarez Lopes de Carvalho Filho (UFMA – Campus de Imperatriz) fará a conferência de encerramento intitulada: “A educação frente à razão econômica neoliberal e as consequências para o ensino da Sociologia.”

Inscrições

As inscrições para o evento iniciaram dia 31/07 e vão até 18/10, data da abertura do evento. As Inscrições com apresentações de trabalhos, para envio de resumo tem como data limite 30/09, sendo que o envio dos trabalhos completos é até o dia 31/10.

A taxa de inscrição é única: R$ 20,00 e de R$ 5,00 para os minicursos e oficinas.

As normas para submissão e apresentação de trabalhos estão na página do evento.

LINK PARA PROGRAMAÇÃO COMPLETA E INSCRIÇÃO.