Perguntas Frequentes

Perguntas frequentes e suas respostas.

 

As perguntas estão organizadas em categorias.

ACADÊMICO

Como faço para consultar o acervo da biblioteca?

Qualquer pessoa pode consultar o acervo da biblioteca no portal público do SIGAA: Consultar acervo.

Como autenticar documentos emitidos pelo SIGAA?

Na página pública do SIGAA é possível validar documentos: Acadêmico -> Autenticação de Documentos. Atenção: As informações dos documentos a serem validados não devem ter passado por atualizações. Nesse caso, para que a validade seja realizada pelo sistema, o usuário terá que emitir novamente o documento com a data atual para posteriormente validá-lo.

Como criar a senha para acessar o SIGAA? (Primeiro Acesso)

Para fazer o cadastro no SIGAA, é necessário preencher o formulário na página: Primeiro acesso SIGAA.

Como localizar a matrícula nova?

A página pública do SIGAA permite a consulta à nova matrícula: Acadêmico -> Consultar matrícula. Para consultar, informe o CPF ou o nome do interessado.

Como faço para solicitar minha carteira de estudante?

O discente não precisa solicitar carteira de estudante. Uma vez que esteja com o vínculo ativo no SIGAA, o discente pode verificar a situação do envio das informações para obtenção ou renovação do cartão de meia passagem - SET, no lado direito do portal. SIGAA -> Portal discente -> Consultar Situação do Cartão de Meia Passagem – SET

Como solicitar CARTÃO DE ACESSO ÚNICO (Cartão de Identificação)?

Considerando o momento excepcional de pandemia os cartões de acesso único de discentes UFMA não estão sendo emitidas eletronicamente pelo no sigaa. A UFMA está trabalhando para modernizar e dar maior confiabilidade e segurança ao processo, e logo a emissão será reestabelecida.

A solicitação é feita pelo Portal Discente -> Outros -> Cartão de Identificação -> Solicitar. Para mais informações, acesse o link: Informações CAU.

ACESSO AOS SISTEMAS

Como obter permissões para acessar as funcionalidades dos sistemas da UFMA?

É necessário solicitação da chefia via Ofício SEI, destinado à unidade Diretoria de Sistemas de Informação - DSI/STI. Exceção: Funções de secretário ou de coordenador no SIGAA devem ser solicitadas à PROEN (para cursos de graduação) ou à AGEUFMA (para cursos de pós-graduação).

Esqueci minha senha de acesso ao SIGAA. Como proceder?

O sistema permite que o usuário consiga refazer sua senha, através do link: Recuperação de senha.

Como renovar permissões dos sistemas SIG da UFMA?

A renovação de permissões pode ser realizada de duas formas: A chefia imediata poderá renová-las através do SIGAdmin (SIGAdmin > Usuários > Permissões > Implantar permissões). A solicitação também pode ser encaminhada via Ofício SEI à unidade Diretoria de Sistemas de Informação/STI - DSI/STI, informando nome completo, CPF, login e matrícula SIAPE (caso servidor) do usuário.

Quais as permissões básicas implantadas para colaboradores e servidores no SIPAC ?

Permissões para movimentação de bens da unidade, requisição de material e requisição de infraestrutura (manutenção).

Como cadastrar usuário no sistema para colaborador ?

A solicitação deverá ser encaminhada via Ofício SEI à unidade Diretoria de Sistemas de Informação - DSI/STI. O ofício deve conter obrigatoriamente os seguintes dados do colaborador: Nome; CPF; Data de nascimento; Email; Unidade; Ramal.

Como um servidor ingressante pode criar seu usuário para utilização dos sistemas institucionais?

O servidor, de posse da sua matrícula SIAPE, deve se cadastrar no link: Auto cadastro servidor

Ao mudar de vínculo na instituição, é necessário novo cadastro para quem já possui usuário no sistema ?

Só há um usuário por CPF cadastrado, portanto o usuário se mantém independente do tipo de vínculo anterior.

Sou servidor efetivo e minha permissão no SEI expirou. Como solicitar prorrogação?

Para permissão vinculada ao setor de exercício do servidor, o próprio poderá requerer a prorrogação via abertura de chamado no portal da STI. Para permissões vinculadas a outras unidades, a prorrogação deverá ser solicitada pela chefia da unidade em questão, via Ofício no SEI ou abertura de chamado no portal da STI.

Sou colaborador/terceirizado e minha permissão no SEI expirou. Como solicitar prorrogação?

A prorrogação deverá ser solicitada pela chefia da unidade em que exerce suas atividades, via Ofício no SEI ou abertura de chamado no portal da STI.

ADMINISTRATIVO

Como autenticar documento emitidos pelo SIGRH?

É possível validar documentos no Portal público do SIGRH na opção "Autenticação de documentos". Atenção: As informações dos documentos a serem validados não devem ter passado por atualizações. Nesse caso, para que a validade seja realizada pelo sistema, o usuário terá que emitir novamente o documento com a data atual para posteriormente validá-lo.

Como autenticar documento emitidos pelo SIPAC?

É possível validar documentos no Portal público do SIPAC, no menu lateral esquerdo "Autenticação de Documentos". Atenção: As informações dos documentos a serem validados não devem ter passado por atualizações. Nesse caso, para que a validade seja realizada pelo sistema, o usuário terá que emitir novamente o documento com a data atual para posteriormente validá-lo.

Como solicitar CARTÃO DE ACESSO ÚNICO (Cartão de Identificação)?

Pelo SIGRH: Menu Servidor -> Serviços -> Cartão de Identificação -> Solicitar.

Pelo SIPAC: Portal Administrativo -> Outros -> Cartão de Identificação -> Solicitar.

Com a mudança de vínculo de discente ou colaborador para servidor, como fica o acesso aos sistemas da UFMA?

O usuário precisa entrar em contato com a Diretoria de Sistemas de Informação/STI para solicitar ajuste ao novo vínculo, informando nome completo, CPF e matrícula SIAPE. Contatos:

E-mail: sistemas.ti@ufma.br

Telefone: (98) 3272 8085/8091

Como faço para consultar o Boletim de Serviços da UFMA?

Os Boletins de Serviço contêm as resoluções, portarias e outros atos administrativos da Universidade. Eles podem ser consultados pelo Portal público do SIPAC, no menu lateral esquerdo "Boletins de serviço".

Como faço para consultar processos abertos na UFMA?

Processos públicos gerados após a implantação do Sistema Eletrônico de Informações - SEI UFMA (após 01/07/2021) podem ser consultados na busca pública do SEI , pelos filtros disponíveis ou pelo número do processo. Processos anteriores com tramitação pelo SIPAC, se ostensivos, podem ser consultados na página pública do SIPAC , no Menu: Consultas -> Processos . É importante observar que a numeração dos processos no SEI é diferente da numeração do SIPAC. Mais informações sobre o SEI estão disponíveis no FAQ do SEI!.

Como obter o retorno dos chamados solicitados?

O usuário pode acessar o Portal de atendimento para acompanhar o chamado que abriu. Nessa plataforma é possível fazer todo o acompanhamento, além de inserir outras informações que se fizerem necessárias para a resolução da demanda.

ATENDIMENTO

Quais demandas podem ser reportadas pelo Portal de atendimento (atendimento.ufma.br)?

Demandas relacionadas aos serviços descritos na Página principal da STI, entre eles:

- Uso dos sistemas informacionais da UFMA (SIG's e SEI);

- Acesso a ferramentas de colaboração do Office 365 e Google Workspace;

- E-mail institucional;

- Acesso a certificados pessoais RNP e tokens SIAFI/NEOID;

- Serviço de hospedagem web;

- Suporte técnico em computador e periféricos, e notebook;

- Conectividade (internet, intranet, rede wi-fi UFMA);

- Telefonia fixa e móvel;

Como faço para entrar em contato?

Por meio do Portal da STI , onde será direcionado para o serviço desejado, ou diretamente no Portal de atendimento . Está disponível também o canal telefônico: (98) 3272 8081 (Ramal interno à instituição: 8081).

Quem pode solicitar chamado pelo atendimento.ufma.br?

Qualquer servidor da UFMA (docente, técnico-administrativo e colaborador). Para acessar o site, utilizar as credenciais dos sistemas SIG (login e senha).

Ao entrar em contato com o suporte aos sistemas o que devo informar?

As informações necessárias para análise e atendimento a cada um dos tipos de demanda são especificadas na categoria do serviço, no momento da criação do chamado no Portal de atendimento .

EMAIL

Como alterar a senha do meu email institucional pessoal ?

A senha do email institucional é a mesma dos sistemas informacionais da UFMA, logo, deve ser alterada ao entrar nos sistemas, no canto superior direito, botão “Alterar senha”.

Como são padronizados os emails institucionais ?

Os e-mails institucionais são padronizados das formas que seguem: Email discente: login@discente.ufma.br Demais emails: login@ufma.br

Quem pode ter acesso aos e-mails institucionais?

Servidores docentes e técnico administrativo, colaboradores e discentes.

Como saber se um discente tem e-mail institucional?

Discentes ativos da graduação e da pós-graduação possuem e-mail, cujo padrão está configurado da seguinte forma: login@discente.ufma.br

Qual o e-mail prevalente quando o usuário é servidor/docente/colaborador e discente ?

O e-mail prevalente é o que possui o vínculo mais forte. No caso, sempre será o de servidor/docente/colaborador, cujo padrão está configurado da seguinte forma: login@ufma.br

MOBILE

O que é o aplicativo UFMA mobile

É um aplicativo que dá acesso a diversos conteúdos e funcionalidades: Cardápio do RU, horário de suas turmas, notícias, notas e outras informações do seu curso.

Quem pode acessar o UFMA mobile

Discentes, Docentes e Técnicos Administrativos da UFMA Link: UFMA Mobile