Governança de TI
A governança de TI é um conjunto de normas e práticas definido por cada organização para seu departamento de tecnologia de informação. Elas são estabelecidas a partir das exigências do setor e dos valores internos da empresa, norteando assim os processos internos.
O modelo de governança de TIC da UFMA possui duas instâncias: uma deliberativa e outra operacional. O Comitê de Governança, Integridade e Transparência (CGIT), instância deliberativa, possui dentre as suas atribuições deliberar sobre os assuntos relativos à implementação das ações de governo digital e ao uso de recursos de tecnologia da informação e comunicação; enquanto a Comissão de Governança Digital e Segurança da Informação (CGDSI), instância operacional, apoia o CGIT em diversas matérias que vão desde planejamento, a monitoramentos e avaliações.
As instâncias que compõem o modelo de governança de TIC da UFMA atuam constantemente na missão de adequar a instituição a uma série de normas internas e regulamentos externos relacionados a TIC, com o objetivo de alcançar a conformidade legal. Essa atuação ocorre por meio do aprimoramento de práticas internas, melhoria na estrutura organizacional e investimentos em qualificação do quadro de pessoal.
A gestão da TIC no âmbito da UFMA é de responsabilidade da unidade organizacional denominada Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). A STI é responsável por executar projetos, ações e iniciativas que são definidas pela governança de TIC.