Organograma

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) foi criada pela Resolução  Nº  324-CONSUN, 15 de junho de 2020 da UFMA. Ela funciona como uma das unidades da administração superior, passando a ser vista como um ativo altamente estratégico para que a UFMA possa alcançar seus objetivos institucionais. Em 2024, a estrutura da STI foi ampliada com a inclusão da Diretoria de Inteligência Artificial, por meio da Resolução N° 329-CONSAD, 25 de junho de 2024.

 A STI é responsável pela execução e acompanhamento das competências voltadas ao plano de desenvolvimento e prioridades de tecnologia de informação e comunicação; à governança e integridade digital; à segurança da informação; e à gestão do desenvolvimento e implantação de sistemas de apoio à instituição.

Neste contexto, o papel da STI pode ser resumido em alinhar, planejar e organizar políticas, normas e procedimentos relacionados à tecnologia da informação e comunicação, assim como construir, adquirir e/ou suportar soluções de tecnologia da informação e comunicação que permitam à UFMA alcançar seus objetivos. No mesmo passo, afere e avalia seus resultados com intuito de realizar melhorias contínuas em seus processos de trabalho.

A STI está organizacionalmente estruturada para exercer suas funções tático/operacionais com o suporte de diretorias e unidades de apoio.  As decisões estratégicas ficam sob a responsabilidade do Comitê de Governança, Integridade e Transparência (CGIT), estrutura que funciona como o Comitê de Governança Digital exigido pelo Decreto 10.332/2020, no qual a STI tem voz e voto. O CGIT é permanente e regimentado em estatuto pela Resolução 226/2020 - CONSAD. O CGIT possui comissões criadas para auxiliar em assuntos específicos. Entre as comissões existentes pode ser destacada a Comissão de Governança Digital e Segurança da Informação (GDSI), instituída pela Portaria GR Nº 176/2021-MR, a qual está associada ao STI. A Figura 1 apresenta o organograma da STI.

 

Figura 1 - Estrutura organizacional da TI

orgaograma_sti_2025

 

Esta estrutura contempla quatro diretorias que estão divididas nas seguintes áreas estratégicas de TIC: governança de TI; sistemas de informação; infraestrutura e segurança da informação; e inteligência artificial.  

Estas diretorias interagem entre si de maneira harmoniosa, conforme Figura 2, em que uma oferece suporte à outra com o intuito de prestar serviços de qualidade em suas respectivas áreas. 

  • A Diretoria de governança de TI: define, direciona e monitora normas e políticas sobre tecnologia da informação para garantir que o uso da tecnologia esteja alinhada com a estratégia institucional.

  • A Diretoria de sistemas da informação: coordena e supervisiona os aspectos referentes à criação, treinamento, suporte e/ou manutenção dos softwares corporativos.

  • A Diretoria de infraestrutura e segurança da informação: coordena e supervisiona os aspectos relacionados à infraestrutura de redes, telefonia, equipamentos do centro de dados; serviços de redes: Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD), hospedagem de sistemas e sites; realiza a gerência da segurança da informação e ainda especificação de equipamentos de médio e grande porte.

  • A Diretoria de inteligência artificial: é responsável por desenvolver e aplicar ferramentas de inteligência artificial, automatizando processos administrativos, melhorando o ensino e a aprendizagem, e apoiando a pesquisa e a extensão da instituição, além de promover projetos inovadores, a integração de tecnologias avançadas e auxiliar na expansão do desenvolvimento tecnológico.

Cada diretoria é composta de duas ou mais unidades de apoio, com exceção da diretoria de inteligência artificial, que subdividem as responsabilidades para melhor executar as demandas operacionais oriundas dos serviços que são oferecidos.

 

Figura 2 - Relacionamento entre as Diretorias da STI

relacionamento_sti

Uma breve descrição das atividades de cada uma destas unidades é listada abaixo:


Governança de TI

  • Divisão de Contratação de TIC: apoia a Equipe de Planejamento das Contratações de Soluções de TIC nos processos licitatórios, orientando-os quanto à documentação exigida, elaborando os artefatos (DOD, ETP, TR, PP e MGR), realizando as pesquisas de preços, cadastrando e monitorando os processos licitatórios no SEI, acompanhando e fiscalizando os contratos vigentes, cadastrando e acompanhando os processos de pagamentos das contratadas e elaborando os relatórios gerenciais referentes aos contratos.

  • Escritório de Processos: dentro das suas atribuições, visa coordenar iniciativas de BPM e perpetuar seus benefícios dentro da Instituição, além de garantir que a gestão por processos seja planejada, estruturada e organizada, buscando eficiência na prestação dos serviços públicos da Instituição.

Sistemas de Informação

  • Divisão de Projetos e Sistemas de Informação: coordena, planeja e desenvolve projetos de desenvolvimento de sistemas via equipe interna ou externa (fábrica de software), assim como presta manutenção, elabora documentação e ministra treinamentos sobre os sistemas institucionais, sempre propondo melhorias e colaborando com outras unidades em projetos transversais.

  • Divisão de Suporte e Sustentação de Sistemas de Informação: coordena, planeja e desenvolve atividades de manutenção e sustentação de sistemas via equipe interna ou externa (fábrica de software), elabora documentação e ministra treinamentos sobre os sistemas institucionais, sempre propondo melhorias e colaborando com outras unidades em projetos transversais.

  • Divisão de Administração de Dados: Responsável pela modelagem, qualidade e extração de dados, planeja e executa migração de dados, constrói painéis interativos para auxiliar na tomada de decisões, sempre propondo melhorias e colaborando com outras unidades em projetos transversais.

Infraestrutura e Segurança da Informação

  • Coordenação de Serviços: é a área responsável por prestar serviços de manutenção preventiva e corretiva nos equipamentos de TIC da UFMA, especificar e executar padrões operacionais sobre os serviços, realizar assessoramento na aquisição de novos equipamentos, além de supervisionar o andamento da qualidade dos serviços prestados.

  • Divisão de Infraestrutura de TI: é a área responsável pela administração do DataCenter da universidade, contemplando: Virtualização, Soluções de Armazenamento (Storage), Servidores, Backup e equipamentos de rede topo de rack (switches e roteadores). Constitui, dentre outras atribuições, a administração dos Bancos de Dados e servidores de aplicação que suportam os portais e sistemas institucionais. Ela também atua em conjunto na área de segurança da informação, como na segurança de perímetro (Firewall), e de aplicações (Hardening), bem como na constante melhoria de desempenho da infraestrutura como um todo (Tunning). Finalmente, viabiliza serviços em nuvem para a comunidade acadêmica (Google Workspace e Microsoft Office 365), bem como outras plataformas (sistemas de atendimento), contribuindo assim para o aumento de produtividade na instituição.

  • Divisão de Segurança da Informação: é a área responsável por atuar nas contramedidas relacionadas a problemas de segurança de informação, bem como na busca por vulnerabilidades que possam comprometer o funcionamento dos serviços de TIC da Universidade. Esta divisão atua com todas as áreas afins da TI, analisando aplicações e processos, e mitigando a chance de exposição de dados sensíveis que possam comprometer a instituição ou pessoas.