Organograma

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) foi criada pela Resolução  Nº  324-CONSUN, 15 de junho de 2020 da UFMA. Ela funciona como uma das unidades da administração superior, passando a ser vista como um ativo altamente estratégico para que a UFMA possa alcançar seus objetivos institucionais. 

 A STI é responsável pela execução e acompanhamento das competências voltadas ao plano de desenvolvimento e prioridades de tecnologia de informação e comunicação; à governança e integridade digital; à segurança da informação; e à gestão do desenvolvimento e implantação de sistemas de apoio à instituição.

Neste contexto, o papel da STI pode ser resumido em alinhar, planejar e organizar políticas, normas e procedimentos relacionados à tecnologia da informação e comunicação, assim como construir, adquirir e/ou suportar soluções de tecnologia da informação e comunicação que permitam à UFMA alcançar seus objetivos. No mesmo passo, afere e avalia seus resultados com intuito de realizar melhorias contínuas em seus processos de trabalho.

 

A STI está organizacionalmente estruturada para exercer suas funções tático/operacionais com o suporte de diretorias e unidades de apoio.  As decisões estratégicas ficam sob a responsabilidade do Comitê de Governança, Integridade e Transparência (CGIT), estrutura que funciona como o Comitê de Governança Digital exigido pelo Decreto 10.332/2020, no qual a STI tem voz e voto. O CGIT é permanente e regimentado em estatuto pela Resolução 226/2020 - CONSAD. O CGIT possui comissões criadas para auxiliar em assuntos específicos. Entre as comissões existentes pode ser destacada a Comissão de Governança Digital e Segurança da Informação (GDSI), instituída pela Portaria GR Nº 176/2021-MR, a qual está associada ao STI. A Figura 1 apresenta o organograma da STI.

 

Figura 1 - Estrutura organizacional da TI

 

Esta estrutura contempla três diretorias que estão divididas nas seguintes áreas estratégicas de TIC: governança de TI, sistemas de informação e infraestrutura e segurança da informação. 

Estas diretorias interagem entre si de maneira harmoniosa, conforme Figura 2, em que uma oferece suporte à outra com o intuito de prestar serviços de qualidade em suas respectivas áreas. 

  • A Diretoria de governança de TI: define, direciona e monitora normas e políticas sobre tecnologia da informação para garantir que o uso da tecnologia esteja alinhada com a estratégia institucional.

  • A Diretoria de sistemas da informação: coordena e supervisiona os aspectos referentes à criação, treinamento, suporte e/ou manutenção dos softwares corporativos.

  • A Diretoria de infraestrutura e segurança da informação: coordena e supervisiona os aspectos relacionados à infraestrutura de redes, telefonia, equipamentos do centro de dados; serviços de redes: Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD), hospedagem de sistemas e sites; realiza a gerência da segurança da informação e ainda especificação de equipamentos de médio e grande porte.

Cada diretoria é composta de duas ou mais unidades de apoio que subdividem as responsabilidades para melhor executar as demandas operacionais oriundas dos serviços que são oferecidos.

 

Figura 2 - Relacionamento entre as Diretorias da STI

Uma breve descrição das atividades de cada uma destas unidades é listada abaixo:


Governança de TI

  • Divisão de Contratação de TIC: apoia a Equipe de Planejamento das Contratações de Soluções de TIC nos processos licitatórios, orientando-os quanto à documentação exigida, elaborando os artefatos (DOD, ETP, TR, PP e MGR), realizando as pesquisas de preços, cadastrando e monitorando os processos licitatórios no SEI, acompanhando e fiscalizando os contratos vigentes, cadastrando e acompanhando os processos de pagamentos das contratadas e elaborando os relatórios gerenciais referentes aos contratos.

  • Escritório de Processos: dentro das suas atribuições, visa coordenar iniciativas de BPM e perpetuar seus benefícios dentro da Instituição, além de garantir que a gestão por processos seja planejada, estruturada e organizada, buscando eficiência na prestação dos serviços públicos da Instituição.

Sistemas de Informação:

  • Divisão de Projetos e Sistemas de Informação: coordena, planeja e desenvolve projetos de desenvolvimento de sistemas via equipe interna ou externa (fábrica de software), assim como presta manutenção, elabora documentação e ministra treinamentos sobre os sistemas institucionais, sempre propondo melhorias e colaborando com outras unidades em projetos transversais.

  • Divisão de Suporte e Sustentação de Sistemas de Informação: coordena, planeja e desenvolve atividades de manutenção e sustentação de sistemas via equipe interna ou externa (fábrica de software), elabora documentação e ministra treinamentos sobre os sistemas institucionais, sempre propondo melhorias e colaborando com outras unidades em projetos transversais.

  • Divisão de Administração de Dados: Responsável pela modelagem, qualidade e extração de dados, planeja e executa migração de dados, constrói painéis interativos para auxiliar na tomada de decisões, sempre propondo melhorias e colaborando com outras unidades em projetos transversais.

Infraestrutura e Segurança da Informação

  • Coordenação de Serviços: é a área responsável por prestar serviços de manutenção preventiva e corretiva nos equipamentos de TIC da UFMA, especificar e executar padrões operacionais sobre os serviços, realizar assessoramento na aquisição de novos equipamentos, além de supervisionar o andamento da qualidade dos serviços prestados.

  • Divisão de Infraestrutura de TI: é a área responsável pela administração do DataCenter da universidade, contemplando: Virtualização, Soluções de Armazenamento (Storage), Servidores, Backup e equipamentos de rede topo de rack (switches e roteadores). Constitui, dentre outras atribuições, a administração dos Bancos de Dados e servidores de aplicação que suportam os portais e sistemas institucionais. Ela também atua em conjunto na área de segurança da informação, como na segurança de perímetro (Firewall), e de aplicações (Hardening), bem como na constante melhoria de desempenho da infraestrutura como um todo (Tunning). Finalmente, viabiliza serviços em nuvem para a comunidade acadêmica (Google Workspace e Microsoft Office 365), bem como outras plataformas (sistemas de atendimento), contribuindo assim para o aumento de produtividade na instituição.

  • Divisão de Segurança da Informação: é a área responsável por atuar nas contramedidas relacionadas a problemas de segurança de informação, bem como na busca por vulnerabilidades que possam comprometer o funcionamento dos serviços de TIC da Universidade. Esta divisão atua com todas as áreas afins da TI, analisando aplicações e processos, e mitigando a chance de exposição de dados sensíveis que possam comprometer a instituição ou pessoas.