Referencial Estratégico

Missão

A missão de uma organização significa a razão de sua existência. É a finalidade ou motivo pelo qual a organização foi criada, ou ainda: o que faz hoje, por que faz, em benefício de quem e visando produzir qual impacto na sociedade. 

A missão está relacionada diretamente aos objetivos institucionais, na medida em que representa a sua razão de existir. Sendo assim, a área de TIC da UFMA definiu sua missão como sendo: 

“Prover, com excelência, soluções de tecnologia da informação e Comunicação de forma ágil, segura e eficiente, visando contribuir com o desenvolvimento do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão da UFMA”

Visão

A visão de uma organização é a imagem que ela tem a respeito de si mesma e do seu futuro, ou seja, o ato de ver a si própria no espaço e no tempo. A visão é estabelecida sobre os fins da instituição e corresponde à posição que a organização busca alcançar em um determinado espaço de tempo. Desta forma, a área de TIC da UFMA definiu a sua visão como sendo: 

“Ser reconhecida, no âmbito da UFMA e órgãos de controle, por aperfeiçoar a gestão de TIC por meio da entrega de soluções inovadoras e seguras de tecnologia, melhoria contínua dos processos e eficiência no acesso à informação”

Valores

Os valores organizacionais representam os princípios éticos que devem nortear as ações e a conduta dos servidores, colaboradores e autoridades ligadas a uma instituição pública. Esses valores são atributos ou virtudes que definem o comportamento e o comprometimento na organização e que devem ser preservadas, adquiridas e/ou incentivadas.

Tais valores têm a finalidade de facilitar a participação das pessoas na execução da missão para o alcance da visão, portanto, os valores da área de TIC da UFMA são:

Efetividade -  Atuar orientado para os resultados de modo a assegurar o cumprimento da missão institucional e atendimento das expectativas dos nossos clientes.

Transparência -  Cultivar a entrega e o acesso à informação através de um processo de comunicação eficiente com a UFMA e a sociedade.

Inovação - Entregar soluções inovadoras através dos recursos de TIC visando facilitar a gestão da universidade.

Responsabilidade Social - Responsabilidade para garantir o dever de responder pelos próprios atos e com a sociedade para garantir o cumprimento dos deveres e o compromisso firmado com a comunidade maranhense para o desenvolvimento local.

Profissionalismo - Atuar com respeito e profissionalismo nas relações internas e externas a superintendência promovendo um ambiente propício à construção coletiva de soluções e de conhecimento .

Proatividade - cultura de se antecipar aos problemas e de criar soluções para prevenir eventuais incidentes na área de tecnologia

Integridade - Dos processos, dos serviços, das informações e das condutas dos funcionários da Universidade. Qualidade de completude, honestidade, inteireza e justiça que devem pautar diferentes aspectos no âmbito organizacional.