Ouvidoria

Segundo a Instrução Normativa nº 1 da Ouvidoria-Geral da União da Controladoria-Geral da União, de 05 de novembro de 2014:

Considera-se ouvidoria pública federal a instância de controle e participação social responsável pelo tratamento das reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios relativos às políticas e aos serviços públicos, prestados sob qualquer forma de regime, com vistas ao aprimoramento da gestão pública.

A Ouvidoria da Universidade Federal do Maranhão é um canal de relacionamento direto, não burocrático, entre o cidadão  aluno, servidor ou pessoa da comunidade externa  e o ente público.

Atribuições

  • Recebe manifestações dos cidadãos, as interpreta e busca soluções para o caso, visando aprimorar o processo de prestação do serviço público;
  • Contribui para a melhoria da qualidade dos serviços prestados;
  • Busca a satisfação do cidadão que utiliza os serviços públicos;
  • Informa adequadamente a direção da organização sobre os indicativos de satisfação dos usuários;
  • Funciona como instrumento de interação entre a organização e a sociedade.

Equipe Ouvidoria e SIC

Maria da Conceição Pereira de Sousa - Ouvidora (início do mandato: 02/08/2021 - Autoridade de Monitoramento da LAI - Encarregado da LGPD - Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5334176029340829 )

Rosângela da Silva Macedo - Colaboradora Terceirizada

Neusa Buzar Vasconcelos - Técnica em Assuntos Educacionais (Responsável pelo SIC)

Endereço, Contatos e Horário de funcionamento da Ouvidoria e SIC 

 Avenida dos Portugueses, 1966, Cidade Universitária, Edifício Castelo Branco - Bacanga - CEP 65080-805,  São Luis - MA.

 Telefone: (98) 3272 - 8803 / 8820

 E-mail: ouvidoria@ufma.br

 Horário de Atendimento Presencial: de segunda à sexta, das 8:00h às 14:00h (provisoriamente, em decorrência ao período pandêmico)

 Página na internet : https://portalpadrao.ufma.br/ouvidoria