Ouvidoria
Segundo a Instrução Normativa nº 1 da Ouvidoria-Geral da União da Controladoria-Geral da União, de 05 de novembro de 2014:
Considera-se ouvidoria pública federal a instância de controle e participação social responsável pelo tratamento das reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios relativos às políticas e aos serviços públicos, prestados sob qualquer forma de regime, com vistas ao aprimoramento da gestão pública.
A Ouvidoria da Universidade Federal do Maranhão é um canal de relacionamento direto, não burocrático, entre o cidadão – aluno, servidor ou pessoa da comunidade externa – e o ente público.
Atribuições
- Recebe manifestações dos cidadãos, as interpreta e busca soluções para o caso, visando aprimorar o processo de prestação do serviço público;
- Contribui para a melhoria da qualidade dos serviços prestados;
- Busca a satisfação do cidadão que utiliza os serviços públicos;
- Informa adequadamente a direção da organização sobre os indicativos de satisfação dos usuários;
- Funciona como instrumento de interação entre a organização e a sociedade.
Equipe Ouvidoria e SIC
Maria da Conceição Pereira de Sousa - Ouvidora (início do mandato: 02/08/2021 - Autoridade de Monitoramento da LAI - Encarregado da LGPD - Lattes: http://lattes.cnpq.br/5334176029340829 )
Rosângela da Silva Macedo - Colaboradora Terceirizada
Neusa Buzar Vasconcelos - Técnica em Assuntos Educacionais (Responsável pelo SIC)
Endereço, Contatos e Horário de funcionamento da Ouvidoria e SIC
Avenida dos Portugueses, 1966, Cidade Universitária, Edifício Castelo Branco - Bacanga - CEP 65080-805, São Luis - MA.
Telefone: (98) 3272 - 8803 / 8820
E-mail: ouvidoria@ufma.br
Horário de Atendimento Presencial: de segunda à sexta, das 8:00h às 14:00h (provisoriamente, em decorrência ao período pandêmico)
Página na internet : https://portalpadrao.ufma.br/ouvidoria