Dicas da STI para Discentes Ingressantes

Bem-vindo, Discente!

Por meio desta página web, apresentamos um breve resumo das ferramentas  que a UFMA oferece para auxiliar em sua vida acadêmica.

Portal Discente

É um portal que concentra as informações e serviços para sua vida acadêmica. Faz parte do sistema acadêmico (SIGAA), que pode ser acessado por meio do seguinte endereço eletrônico http://www.sigaa.ufma.br

O acesso ao SIGAA é feito somente por usuários autorizados que são identificados por meio de um processo de autenticação, que utiliza usuário e senha. Para detalhes de como criar seu usuário e senha, basta clicar aqui.

Email Institucional

Discentes ativos possuem acesso ao email institucional na plataforma Gmail da Google, que deve ser usado para tratar de assuntos relacionados à atividade acadêmica. Se estiver tudo em ordem com seu vínculo institucional ativo, basta fazer login em gmail.com utilizando a senha do SIGAA. O login de usuário no email obedece o formato explicado a seguir.

Se o seu usuário no SIGAA for "fulano.cicrano", entre no email institucional com as seguintes credenciais:

Login(usuário): fulano.cicrano@discente.ufma.br

Senha: mesma senha do SIGAA

OBS: caso o discente também seja servidor da instituição, prevalecerá o sufixo "@ufma.br", ou seja, o usuário seria fulano.cicrano@ufma.br

Rede Sem Fio

A UFMA oferece uma rede sem fio segura para que o discente fique sempre conectado. A rede pode ser acessada por meio do seu usuário e senha do SIGAA. Manuais para configuração do acesso a rede podem ser encontrados clicando aqui. Esta rede atualmente está disponível apenas no campus de São Luís, mas será expandida para todos os Campi da instituição.

Cartão de Acesso Único (CAU)

O cartão de acesso único (CAU) é um mecanismo de identificação dos servidores e dos discentes na Universidade. Com esse cartão, o discente pode acessar o Restaurante Universitário nos Campi em que esse serviço está disponível.

Para emissão do CAU basta acessar SIGAA > Outros > Cartão de identificação > Solicitar. Será gerado um cartão provisório que você deverá utilizar até que o cartão físico seja entregue. Você será avisado quando ele estiver pronto e poderá acompanhar a solicitação pelo próprio sistema. Para mais informações sobre o CAU, acesse aqui.

UFMA Mobile

O UFMA Mobile é um aplicativo que permite acesso às informações da sua vida acadêmica na palma da sua mão, como: cardápio do RU, horário de suas turmas, notícias, notas e outras informações do seu curso. Acesse o aplicativo através do Google Play clicando aqui.

Buscar Matrícula

Todo discente cadastrado na UFMA recebe um número de matrícula. Este número é único e será usado para sua identificação no SIGAA e em alguns serviços da instituição. Para encontrá-lo, basta clicar aqui.

Cartão de Transporte emitido pelo – SET

A STI envia periodicamente o nome de todos os discentes que estão com situação ativa e que estão cadastrados em cursos com sede no munícipio de São Luís. Acesse o Portal Discente para saber quando seu nome foi enviado, clicando na opção Consultar Situação do Cartão de Meia Passagem – SET, no lado direito do portal.

Biblioteca

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) possui bibliotecas distribuídas em todos os seus Campi para prestar os mais diversos serviços referentes a materiais informacionais. O setor da UFMA responsável por gerenciar as bibliotecas é a Diretoria Integrada de Bibliotecas (DIB).

A rede de bibliotecas da DIB oferece alguns serviços on-line por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), como a consulta ao acervo. Para outros serviços, como renovação de empréstimos, acesse o sistema.

Auxílio Estudantil

Se você é um discente que se enquadra nas condições de vulnerabilidade socioeconômica, você pode solicitar auxílio estudantil. Para mais detalhes, acesse a página da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAES).