publicado: 11/08/2022 13h59, última modificação: 11/08/2022 21h10
TJ-MA visita o Núcleo de Prática Jurídica do curso de Direito e conhece o sistema de segurança do câmpus.jpeg

Nessa terça-feira, 10, a equipe do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) realizou a segunda visita técnica à Universidade Federal do Maranhão, para conhecer os novos prédios, bem como a estrutura de segurança da Cidade Universitária Dom Delgado e o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), localizado na Casa da Justiça, que está sendo revitalizado por meio de uma parceria do Termo de Cooperação Técnica entre a UFMA e o TJ-MA.

A visita contou com a presença do juiz e coordenador de Gestão Estratégica de Modernização, Marcio Brandão; do major da Divisão de Inteligência, Marden dos Santos; e da assessora administrativa da Assessoria de Gestão Estratégica e Modernização, Mariana Carneiro. A equipe foi recepcionada pelo superintendente da Superintendência de Infraestrutura da UFMA (Sinfra), Wener Miranda Teixeira dos Santos; e pelo engenheiro da Sinfra, Geovane da Silva Junior. Também esteve presente a professora do curso de Direito da Universidade Mônica Teresa Costa Sousa, atualmente cedida ao TJ-MA.

Em razão dessa parceria, segundo a professora Mônica Costa, o prédio do NPJ do curso de Direito está sendo reorganizado com móveis e computadores, por meio de ações do TJ-MA. Na Casa da Justiça, funcionará o Centro Especializado de Atenção à Vítima (Ceav) – Unidade do Poder Judiciário –, que prestará assistência às vítimas de crimes e atos infracionais.

Para a professora, o Ceav será um excelente campo de estágio e aprendizagem aos alunos integrados ao curso de Direito, como também aos cursos de Pedagogia, Psicologia e Serviço Social, por exemplo. Ela explicou que o Ceav prestará um importante serviço à população do Itaqui-Bacanga. “A Casa da Justiça é um espaço importante, sobretudo, as tratativas para sua revitalização, que contam com o apoio do presidente e desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão, Paulo Sérgio Velten Pereira, que também é docente do curso de Direito”, destacou Mônica.

No dia 18 deste mês, a partir das 16h, será realizado o primeiro Casamento Comunitário na Casa da Justiça.

Por: Lucas Araújo

Produção: Bruna Castro