Presidente eleito do Tribunal de Justiça do Maranhão realiza visita técnica ao Núcleo de Prática Jurídica da UFMA para implementar acordo de cooperação técnica

publicado: 12/04/2022 13h35, última modificação: 11/08/2022 09h26

O presidente eleito do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), Paulo Velten, realizou uma visita técnica nesta terça-feira, 12, ao Núcleo de Prática Jurídica localizado na Casa de Justiça, no Câmpus São Luís da Universidade Federal do Maranhão. A visita contou com a presença do reitor Natalino Salgado; da professora e coordenadora de Estágio do curso de Direito da UFMA, Mônica Teresa Costa Sousa; e do professor e coordenador do curso, Ruan Didier.

A razão da visita do presidente eleito foi implementar um acordo de cooperação técnica entre a UFMA e o TJ-MA para a revitalização do espaço e o consequente funcionamento efetivo do Núcleo de Prática Jurídica. O local é utilizado para a prática de estágio dos alunos do curso de Direito e atendimento da população, mas que atualmente está sem funcionamento pela necessidade de reestruturação física do mobiliário do prédio.

A coordenadora de estágio explicou que a expectativa, a partir do funcionamento das atividades do prédio, é que ocorra o atendimento de, pelo menos, cem pessoas ao dia. “Nossa expectativa é que tenhamos equipes de alunos de atendimento, em que cada uma será formada por três alunos e dois ou três professores. Agora vamos concretizar as etapas de mobília das salas para começar a receber a população”, afirmou.

Paulo Velten comentou a parceria realizada entre a UFMA e o TJ-MA, além da importância da revitalização do espaço para a comunidade do entorno da Universidade, que será diretamente beneficiada com os serviços. “É uma visita que a Corregedoria estava devendo ao Núcleo de Prática Jurídica, onde nós temos também o funcionamento do nosso sexto Juizado. Nós já enfrentamos o pior momento da pandemia, e agora é hora do retorno das atividades presenciais. Darei continuidade aos termos dessa parceria colocando esse núcleo para funcionar efetivamente. Esse é o compromisso que eu assumo e vou garantir que seja prioridade da nossa gestão” afirmou.

O coordenador do curso de Direito elencou a importância da Casa da Justiça para o ensino, pesquisa e extensão e para a população: “O espaço da Casa da Justiça tem muito a oferecer. Ao ensino, pesquisa, extensão e para o curso de Direito, esse espaço serve justamente para concretizar o ensino. É importante fazer o Núcleo de Prática Jurídica funcionar e trazê-lo para perto da população. Penso que esse espaço tem muito a acrescentar”, enfatizou Ruan Didier.

Por: Bruna Castro

Produção: Laís Costa