Notícias
Daces lança curso de extensão Formação Ledor e Audioescritor para profissionais da educação
Card quadrado, com fundo azul claro, contendo em sua parte superior em letras azuis escuras: Curso de Formação Ledor e Audiodescritor para Profissionais da Educação; em seu centro o símbolo retangular da Audiodescrição no qual, à esquerda na parte superior tem um desenho em quadrado, em azul, com duas pirâmides superpostas e uma lua branca; logo abaixo, ainda do lado esquerdo e central duas máscaras representando a arte cênica, uma demonstrando riso e outra tristeza; mais abaixo, lado inferior esquerdo, um gráfico de colunas com os vetores representando o eixo das ordenadas e abcissas. Centralizado no retângulo, símbolo da Audiodescrição, encontram-se as letras A e D seguidas, à direita, por representações sonoras que vão de encontro ao desenho de uma cabeça portando um Headphone. Abaixo do símbolo de Audiodescrição, também em azul escuro, consta o período de inscrições que vai de 16 a 21.11.2023, e o link: https://forms.gle/6g9dQLhgByoFNhDKA; abaixo os dizeres: Dúvidas e esclarecimentos: daces.formacao@ufma.br. Na parte inferior do quadrado de anúncio do Curso encontram-se as Logomarcas da UFMA/PROEN/Diretoria de Acessibilidade na parte inferior esquerda; ao centro a do Ministério da Educação – MEC, Governo Federal Brasil União e Reconstrução, no lado inferior direito a logo da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA.
A Diretoria de Acessibilidade, vinculada à Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal do Maranhão, estará ofertando o primeiro Curso de Extensão “Formação Ledor e Audiodescritor para Profissionais da Educação”, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI), e Diretoria de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, do Ministério da Educação, via Rede Nacional de Formação de Profissionais da Educação (RENAFOR).
O curso, na modalidade Educação à Distância (EaD), é gratuito e tem por objetivo qualificar profissionais da Educação para que tenham conhecimentos relativos à acessibilidade comunicacional na área de leitura como ledor, audiodescritor, visando atuações pedagógicas inclusivas no ensino.
O Curso terá certificado, carga horária de 120 horas e duração de 04 meses, com início em 28/11/2023 e término em 20/02/2024.
O Edital nº 276/2023, que rege o curso “Formação Ledor e Audiodescritor para Profissionais da Educação”, com todas as informações sobre inscrição, seleção, matricula e demais esclarecimentos.
Dúvidas e esclarecimentos podem ser solicitados no e-mail daces.formacao@ufma.br.
SOBRE AS VAGAS:
Serão ofertadas 300 (trezentas) vagas para o Curso de Formação Ledor e Audiodescritor para Profissionais da Educação, sendo 100 vagas internas para os profissionais da UFMA, todos os campi, e para as redes municipais (50 vagas), estadual (50 vagas) e federais (50 vagas) do Maranhão, bem como comunidade em geral interessada do Estado do Maranhão (50 vagas).
O processo de seleção será realizado em etapa única por meio de análise documental comprobatória e serão selecionados os 300 (trezentos) primeiros candidatos, na ordem de inscrição com a devida documentação e cujas inscrições forem deferidas.
COMO PARTICIPAR:
As inscrições estão abertas no período de 16 de novembro de 2023, até as 20 horas do dia 21 de novembro de 2023, exclusivamente pelo link: https://forms.gle/6g9dQLhgByoFNhDKA
Para acessar o link e realizar a inscrição, é preciso estar logado (a) em conta do Gmail;
Após o preenchimento da ficha de inscrição, o candidato deverá anexar fotos legíveis ou cópias simples dos documentos descritos no item 6.7 deste Edital, somente em formato PDF e JPEG, sem necessidade de autenticação, com o tamanho máximo de 10MB por arquivo;
O candidato deverá anexar, após preenchimento da ficha de inscrição, a seguinte documentação:
a) Documento oficial com foto (RG, CNH ou carteira de trabalho);
b) CPF;
c) Comprovante de vínculo institucional na rede pública Municipal, Estadual e Federal, com lotação no Maranhão (declaração de vínculo como servidor público ou contracheque) para os candidatos concorrendo às vagas das redes públicas;
d) Comprovante de residência no estado do Maranhão.
Para saber mais:
Confira as informações sobre os professores formadores e palestrantes
Por: Fernanda Souza/Daces