Centro de Ciências de São Bernardo- CCSb

A história do Campus de São Bernardo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) iniciou em 2008, com a doação pelo poder público municipal de uma área de 31,03 hectares, através da Lei Municipal nº 521, de 30 de maio de 2008.

Projeto do Governo Federal, iniciado em 2003, com o então Presidente Luís Inácio Lula da Silva, que implementou a proposta de expansão da Rede Federal de Educação Superior com a interiorização dos campis das Universidades Federais. A meta era diminuir as desigualdades sociais no país a partir do acesso e permanência na educação superior foi criado, em 2007, também, pelo governo federal, o REUNI-Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, do qual a Universidade Federal do Maranhão/UFMA fez um acordo de adesão, com propósito de expandir seu raio de atuação e inserção em âmbito estadual.

O Reitor, na época, era o Professor Doutor Natalino Salgado Filho que ao aderir ao REUNI favoreceu a constituição de projetos inovadores de formação de professores com o objetivo de contribuir para a elevação da qualidade do ensino da educação básica. O Campus de São Bernardo, como parte desse processo de interiorização, tem sua estrutura finalizada no ano de 2010. E, as atividades tiveram início em 08 de setembro do mesmo ano, com a oferta de 180 vagas divididas em três Cursos: Licenciatura em Ciências Naturais, Licenciatura em Ciências Humanas e Licenciatura em Linguagens e Códigos.

Concomitante ao projeto de interiorização das Universidades, o Ministério do Turismo, também, criado no ano de 2003, propõe como plano estruturante o Programa de Regionalização do Turismo - PRT, que atua com a interiorização da atividade (BRASIL, 2003). Desse modo, o Maranhão, culturalmente e geograficamente privilegiado por sua história e paisagem desponta como uma região de destaque no cenário econômico para a atividade. No entanto, esse espaço com elementos tão significativos carece de pesquisas, estudos e formação profissional, sendo o Curso de Bacharelado em Turismo
considerado estratégico para esse fim. Assim, no ano de 2015 institui-se o Curso de Bacharelado em Turismo, com a oferta de 50 vagas, tendo as atividades acadêmicas iniciadas em janeiro de 2016.

O Campus está localizado em uma área de aproximadamente 31 hectares, próximo à zona urbana de São Bernardo, município a 370 km de São Luís, visando atender demandas educacionais de nível superior, bem como o desenvolvimento dos setores de plantação de grãos, nas áreas ligadas à região do Baixo Parnaíba e municípios próximos como: Magalhães de Almeida, Araioses, Água Doce do Maranhão, Santana do Maranhão, Santa Quitéria do Maranhão entre outros; fruto de um árduo trabalho da gestão do Prof. Dr. Natalino Salgado Filho, com o apoio de diversos parlamentares, entre os quais, o Ministro Gastão Vieira.

Cursos Ofertados