ENADE

Conforme dispõe a Lei nº. 10.861/2004, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos instrumentos utilizados pelo Ministério da Educação para avaliar a qualidade dos cursos de graduação do país.

 

O Exame avalia o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

 

O ENADE é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo MEC, na forma estabelecida em regulamento.

 

O Exame constitui-se como um dos instrumentos complementares do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), sistema do MEC criado com o objetivo de assegurar processo nacional de avaliação das instituições, dos cursos e dos estudantes.

 

Para saber mais, sobre o ENADE clique aqui.