Centro de Ciências de Balsas - CCBl

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com  cinco décadas, tem como missão gerar, ampliar, difundir e preservar ideias e conhecimentos nos diversos campos do saber, propor soluções, visando ao desenvolvimento científico, intelectual, humano e sociocultural, bem como, partindo do seu saber fazer acadêmico, promover a melhoria da qualidade de vida do ser humano em geral, situando-o como centro dinâmico de desenvolvimento local, regional e nacional, atuando mediante processos integrados de ensino, pesquisa e extensão, no aproveitamento das potencialidades humanas e da região, na formação cidadã e profissional, baseada em princípios humanísticos, críticos, reflexivos, investigativos, éticos e socialmente responsáveis.

A UFMA, cumprindo a sua missão em promover a educação de ensino superior na realidade maranhense, vem implementando, nos diversos campi instalados no Estado, novos cursos de graduação com o objetivo de atender às demandas da sociedade, visando, além do desenvolvimento sustentável da região, garantir, também, o acesso da comunidade ao ensino de graduação de caráter público e de qualidade.

O Campus Balsas foi formalizado pela resolução Nº 08/2012- CONSUN, na primeira fase de interiorização da Universidade Federal do Maranhão, que também criou os campi de Imperatriz, Chapadinha, Pinheiro, Codó e São Bernado. O Campus Balsas está localizado na Avenida MA 140, KM 04, Estrada do Gerais de Balsas, Balsas-MA. Em 2013, entrou em funcionamento o curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT). A proposta para criação de um campus com o Bacharelado de Ciências e Tecnologia (BCT), engloba a criação das engenharias Ambiental, Civil, Elétrica e Química, surgiu de uma prerrogativa da Reitoria com a Pró-Reitoria de Ensino, que, verificando a necessidade de ter os cursos no sul do Maranhão e também, para atender às solicitações do prefeito de Balsas e das exigências do município assinou o projeto de implantação do BCT.

Atualmente, são oferecidos os cursos de: Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Ambiental.

Cursos Ofertados