Centro de Ciências de Imperatriz- CCIm

A Universidade Federal do Maranhão já atua na cidade de Imperatriz desde a década de 1980. A instituição oferta anualmente à comunidade da região 712 vagas em seus nove cursos de graduação, oferecidos em suas duas unidades, Campus Centro e Campus Avançado, e um Mestrado em Ciência dos Materiais.

Os primeiros cursos a entrarem em funcionamento no Câmpus foram Direito e Pedagogia, implantados no ano de 1980, por meio da política de expansão e interiorização da Universidade. Em 1993 o Câmpus passou a oferecer também o curso de Ciências Contábeis.

O Câmpus de Imperatriz da UFMA foi elevado à condição de Unidade Acadêmica em 02 de dezembro de 2005, de acordo com a Resolução nº 83, do Conselho Superior Universitário (Consun), passando a ser denominado a partir de então de Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST).

Na última década, o Câmpus vem passando por um processo de expansão e consolidação. No ano de 2006, o Centro recebeu mais três cursos: Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Enfermagem e Engenharia de Alimentos. Em 2010, os cursos de Licenciatura – Ciências Humanas/ Sociologia e Ciências Naturais/Biologia – foram incluídos na grade de graduações oferecidas no campus e, em 2014, tiveram início as aulas do curso de Medicina, totalizando nove cursos de Ensino Superior, que têm atendido a demanda principalmente de estudantes do Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins. Em 2013 teve início o primeiro mestrado da cidade, o Programa de Pós Graduação em Ciência dos Materiais.

O Câmpus da UFMA Imperatriz funciona em duas unidades: o Centro, localizado na Av. Urbano Santos, em que funcionam os cursos de Comunicação Social, Direito, Ciências Humanas/Sociologia e Pedagogia, e a Unidade Avançada Bom Jesus, no bairro Bom Jesus, onde são oferecidos os cursos de Ciências Contábeis, Ciências Naturais/ Biologia, Enfermagem, Engenharia de Alimentos e Medicina, além do Programa de Pós-graduação em Ciência dos Materiais.

Com base no tripé de Ensino, Pesquisa e Extensão, a universidade desenvolve também diversos projetos de pesquisa e extensão, como meio de contribuir com o desenvolvimento científico e servir a sociedade da região do Sul do Maranhão.

Unidade Centro

A Unidade Centro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em Imperatriz é uma referência acadêmica e cultural na cidade, oferecendo cursos de graduação e programas de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento, além de atividades de extensão, cultura e cidadania.

Localizada na Rua Urbano Santos, no Centro de Imperatriz, a Unidade Centro possui uma infraestrutura ampla e moderna, que inclui salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditórios e áreas de convivência. O prédio histórico, tombado pelo patrimônio público, foi construído no final do século XIX e abrigou, por muitos anos, a antiga prefeitura de Imperatriz. A UFMA em Imperatriz assumiu a gestão do prédio em 2014 e desde então vem realizando obras de restauração e adequação para garantir a sua preservação e melhor utilização pela comunidade acadêmica.

Entre os cursos de graduação oferecidos na Unidade Centro estão Administração, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Pedagogia, Serviço Social, entre outros. Os cursos de pós-graduação lato sensu abrangem diversas áreas, como Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, Gestão em Saúde, Gestão Pública, entre outras.

Além da oferta de cursos, a Unidade Centro também desenvolve diversas atividades de extensão, cultura e cidadania, como projetos de pesquisa, eventos acadêmicos, cursos de capacitação. A unidade também é um importante espaço para a comunidade local, promovendo atividades abertas ao público e contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da região.

Unidade Bom Jesus

A Unidade Bom Jesus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em Imperatriz é um dos principais centros de ensino, pesquisa e extensão da região, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento e realizando importantes projetos de pesquisa e extensão voltados para o desenvolvimento local e regional.

A Unidade Bom Jesus conta com uma estrutura moderna e ampla, que inclui salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditórios, áreas de convivência e espaços para atividades esportivas e culturais. O campus foi inaugurado em 2013, após uma grande mobilização da comunidade acadêmica e da sociedade civil, e desde então vem se consolidando como um importante polo de produção do conhecimento e de formação de profissionais altamente qualificados.

Entre os cursos de graduação oferecidos na Unidade Bom Jesus estão Agronomia, Ciência da Computação, Enfermagem, Engenharia Civil, Medicina Veterinária, entre outros. Os cursos de pós-graduação lato sensu abrangem diversas áreas, como Gestão Ambiental, Saúde Coletiva, Educação Especial, entre outras.

Além da oferta de cursos, a Unidade Bom Jesus também desenvolve importantes projetos de pesquisa e extensão, voltados para a resolução de problemas locais e regionais, como o manejo sustentável de recursos naturais, o desenvolvimento de novas tecnologias agropecuárias, a promoção da saúde e bem-estar da população, entre outros. A unidade também conta com um corpo docente altamente qualificado e uma estrutura de apoio ao estudante que busca proporcionar uma formação completa e diferenciada.

Com uma localização estratégica, uma infraestrutura moderna e uma oferta diversificada de cursos e projetos de pesquisa e extensão, a Unidade Bom Jesus da UFMA em Imperatriz é uma instituição de excelência no ensino superior e uma importante referência na região.

Cursos Ofertados