Divisão de Emissão, Registro e Revalidação de Registro de Diplomas - DERRED

Atribuições da DIRED

I. Definir e executar todas as providências necessárias ao Registro e Expedição de Diplomas e Certificados expedidos pela UFMA;

II. Analisar e registrar os diplomas das faculdades e centros de ensino devidamente reconhecidos que estejam situados dentro do nosso distrito geo-educacional;

III. Analisar e dar parecer sobre registro e expedição de segunda via de diplomas e certificados;

IV. Analisar e dar aparecer sobre Revalidação de Diplomas Estrangeiros, baseado nas resoluções da legislação interna e nacional pertinentes;

V. Registrar e expedir diplomas de mestrado e doutorado;

VI. Manter atualizado em arquivo próprio o histórico dos currículos dos cursos de graduação;

VII. Coordenar e supervisionar o preenchimento dos certificados de especialização;

VIII. Coordenar, assessorar e dar apoio a colação de grau dos diversos cursos:

a) análise e conferência dos históricos escolares de todos os formandos, dando aptidão para colarem grau;

b) elaborar lista de presença dos concludentes dos diversos cursos com base nos históricos escolares enviados pelas coordenadorias para efeito de comprovação de presença no ato da colação;

c) realizar reuniões de planejamento do cerimonial de colação de grau;

d) elaborar atas referentes às colações de grau.

IX. Proceder alteração de nomes nos diplomas e certificados;

X. Expedir certidão de conclusão de curso aos formandos;

XI. Providenciar e enviar às Associações, Conselhos de Classe, a relação nominal, bem como, a relação dos diplomas registrados;

XII. Informatizar todos os procedimentos de registros, fichas e preenchimento de diplomas;

XIII. Elaborar quadro de graduados por semestre, de taxas mensais de diplomas e de diplomas expedidos;

XIV. Registrar no SIGAA a data da colação de grau e imprimir os históricos definitivos para controle acadêmico da saída dos graduados;

XV. Emitir relatório semestral e encaminhar ao DEOAC.