Divisão de Emissão, Registro e Revalidação de Registro de Diplomas - DERRED
Atribuições da DIRED
I. Definir e executar todas as providências necessárias ao Registro e Expedição de Diplomas e Certificados expedidos pela UFMA;
II. Analisar e registrar os diplomas das faculdades e centros de ensino devidamente reconhecidos que estejam situados dentro do nosso distrito geo-educacional;
III. Analisar e dar parecer sobre registro e expedição de segunda via de diplomas e certificados;
IV. Analisar e dar aparecer sobre Revalidação de Diplomas Estrangeiros, baseado nas resoluções da legislação interna e nacional pertinentes;
V. Registrar e expedir diplomas de mestrado e doutorado;
VI. Manter atualizado em arquivo próprio o histórico dos currículos dos cursos de graduação;
VII. Coordenar e supervisionar o preenchimento dos certificados de especialização;
VIII. Coordenar, assessorar e dar apoio a colação de grau dos diversos cursos:
a) análise e conferência dos históricos escolares de todos os formandos, dando aptidão para colarem grau;
b) elaborar lista de presença dos concludentes dos diversos cursos com base nos históricos escolares enviados pelas coordenadorias para efeito de comprovação de presença no ato da colação;
c) realizar reuniões de planejamento do cerimonial de colação de grau;
d) elaborar atas referentes às colações de grau.
IX. Proceder alteração de nomes nos diplomas e certificados;
X. Expedir certidão de conclusão de curso aos formandos;
XI. Providenciar e enviar às Associações, Conselhos de Classe, a relação nominal, bem como, a relação dos diplomas registrados;
XII. Informatizar todos os procedimentos de registros, fichas e preenchimento de diplomas;
XIII. Elaborar quadro de graduados por semestre, de taxas mensais de diplomas e de diplomas expedidos;
XIV. Registrar no SIGAA a data da colação de grau e imprimir os históricos definitivos para controle acadêmico da saída dos graduados;
XV. Emitir relatório semestral e encaminhar ao DEOAC.