UFMA se destaca como uma das principais instituições em Depósitos de Patentes e Programas de Computadores no Brasil

publicado: 29/01/2024 15h38, última modificação: 29/01/2024 15h51
Cópia de AGEUFMA-NOTÍCIA (2).png

Ranking nacional de organizações em depósitos de patentes

Em um cenário de importância e valorização da inovação e da propriedade intelectual, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) se consolida como uma das líderes nacionais em depósitos de patentes e programas de computadores, conforme revelado pelo Ranking do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) referente a 2023.

Com um total de 33 depósitos de patentes de invenção e 29 registros de programas de computadores, a UFMA alcançou a 13ª posição entre as instituições brasileiras, em ambos os seguimentos. Uma conquista significativa que reforça o comprometimento da instituição com a pesquisa e a inovação. Essa colocação põe a UFMA entre as melhores do país, destacando-se como uma referência em desenvolvimento tecnológico e científico.

Terceiro lugar entre as Universidades Públicas Federais do Nordeste

Além disso, a UFMA se destaca no âmbito das Universidades Públicas Federais do Nordeste, conquistando a 3ª posição em ambos os seguimentos de depósitos de patentes e registros de programas de computadores. O sucesso da UFMA nesse ranking não é apenas fruto do trabalho árduo dos pesquisadores e inventores, mas também do engajamento estratégico das equipes da Coordenação de Prospecção e Redação de Patentes (CPRP) e da Coordenação de Transferência de Tecnologias, Capacitação e Difusão (CTCD), ambas vinculadas à Diretoria de Pesquisa e Inovação Tecnológica (DPIT/AGEUFMA), sob direção da Profa. Dra. Teresa Cristina dos Santos Franco.

A CPRP, sob a liderança do Coordenador Antonio Jardson dos Santos Lima, desempenha um papel fundamental na proteção e gestão da Propriedade Intelectual desenvolvida na UFMA. Além disso, oferece suporte e orientações aos inventores independentes, fortalecendo a cultura de inovação na comunidade acadêmica.

A CTCD, coordenada pela Profa. Dra. Maria da Glória Almeida Bandeira, tem a missão de estabelecer pontes entre a academia e o setor produtivo. Ao promover intercâmbios e contatos com empresas, busca efetivamente transferir tecnologias desenvolvidas na UFMA para o mercado, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social.

Este resultado atende as metas estabelecidas pela AGEUFMA para o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFMA (PDI/UFMA), que é um dos principais instrumentos de gestão, por conter informações que definem a missão da Universidade e os meios para concretizar suas metas em um determinado período.