Diretoria de Pós-graduação

Sobre a DPG

As políticas de incentivo à pós-graduação na UFMA são de responsabilidade da AGEUFMA, por meio da Diretoria de Pós-Graduação - DPG. São atribuições da DPG acompanhar e propor ações para o aprimoramento dos indicadores qualitativos e quantitativos dos cursos de pós-graduação ofertados pela UFMA, assessorada pela Divisão de Cursos Lato Sensu – DCLS e pela Divisão de Cursos Stricto Sensu - DCSS.

A equipe

Diretora: Profa. Dra. Flávia Nascimento
Contatos: Ramais 8704 e 8720
Email: flavia.nascimento@ufma.br / ageufma.dpg@ufma.br

Equipe: 
Mirelle Faray
Jerfson Maciel Araújo Martins
Luciana Soares Santos
Ednardo Rodrigues Freire
Laize Vanessa Froes Marques
Welaine Sales de Barros

Localização

Setores institucionas

Editais e Notícias da Pós-graduação

Instruções normativas

INSTRUÇÃO NORMATIVA AGEUFMA N° 01/2020 - Dispõe sobre os processos seletivos de ingresso de discentes nos cursos de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal do Maranhão, durante o período da pandemia da Covid 19.

INSTRUÇÃO NORMATIVA AGEUFMA N° 02/2021 - Dispõe sobre os procedimentos para seleção e avaliação de professor visitante para atuação nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal do Maranhão.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 03/2021 - Estabelece normas para a gestão das bolsas de mestrado e doutorado dos Programas de PósGraduação Stricto Sensu da Universidade Federal do Maranhão.

INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 1/2022 - AGEUFMA/UFMA - Estabelece normas e prazos para tramitação de processos para criação de cursos novos de mestrado ou doutorado na UFMA no ano de 2022.

INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 3/2022 - AGEUFMA/UFMA - Estabelece as normas para a realização do Estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal do Maranhão.

Resoluções

STRICTO SENSU: RESOLUÇÃO Nº 2.122-CONSEPE, 26 DE NOVEMBRO DE 2020 - Revoga o Art. 8º da Resolução nº 2.018-CONSEPE, de 10 de junho de 2020 e retifica o artigo 67 da Resolução nº 1.385-CONSEPE, de 21 de dezembro de 2015 que dispõe sobre o processo de emissão e entrega de diplomas de pós-graduação stricto sensu da UFMA.

STRICTO SENSU: RESOLUÇÃO Nº 2.461-CONSEPE, 07 DE MARÇO DE 2022. Dispõe sobre o reconhecimento pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), de diplomas de cursos de pós-graduação stricto sensu expedidos por instituições estrangeiras de ensino superior e revoga o Capítulo III da Resolução nº 1.654-CONSEPE, 20 de outubro de 2017.

STRICTO SENSU: RESOLUÇÃO Nº 417-CONSUN, 31 DE MAIO DE 2022. Regulamenta o retorno presencial planejado das atividades acadêmicas, administrativas e suas respectivas unidades e subunidades da Universidade Federal do Maranhão e dá outras providências.

STRICTO SENSU: RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 1, DE 3 DE ABRIL DE 2001 - Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação STRICTO SENSU.

STRICTO SENSU: RESOLUÇÃO Nº 727, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2009. - Dispõe sobre os proceclimentos para contratação de Professor Visitante Nacional e Estrangeiro, no âmbito da Universidade Federal do Maranhão.

LATO SENSU: RESOLUÇÃO Nº 2.463-CONSEPE, 17 DE MARÇO DE 2022. Altera o Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Maranhão.

LATO SENSU: RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 1, DE 8 DE JUNHO DE 2007 - Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização.

Portarias

PORTARIA Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018 - Imprensa Nacional. Dispõe sobre obrigatoriedade de citação da CAPES

PORTARIA Nº 12/2020 – AGEUFMA/PPGT DE 16 DE SETEMBRO DE 2020  - O presente documento tem por finalidade regulamentar as normas e os critérios de uso e aplicação dos recursos destinados aos Programas de Pós-Graduação (PPGs) stricto sensu acadêmicos e profissionais da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Essas normas são regulamentadas pela Diretoria de PósGraduação (DPG)/Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA) e pela Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT).