Notícias
UFMA fortalece extensão na pós-graduação com oficina de projetos culturais no Coroadinho
SÃO LUÍS – Nos dias 26 e 27 de abril de 2025, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Programa de Extensão na Pós-Graduação (PROEXT-PG), promoveu a oficina gratuita “Elaboração e Gestão de Projetos Socioculturais”, no Centro Educa Mais Dorilene Silva Castro, localizado no bairro Alto da Bela Vista, no Polo Coroadinho, região do entorno do Parque Estadual do Bacanga. A iniciativa integra o projeto de extensão UNA-SE: Cultura, Educação Ambiental e Patrimonial, que visa articular saberes acadêmicos e populares em ações voltadas ao fortalecimento territorial.
A atividade é fruto da articulação entre quatro programas de pós-graduação da UFMA — Desenvolvimento e Meio Ambiente (REDE PRODEMA), Ciências da Informação, Artes Cênicas e o Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade — e parceiros institucionais e comunitários, como o Instituto Rede Coroado de Natal e o Ecomuseu Sítio do Físico. A proposta foi contemplada no edital PROEXT-PG, lançado pela Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA) e pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC).
Ministrada por docentes e discentes vinculados à pós-graduação, a oficina ofereceu capacitação teórico-prática para agentes comunitários, jovens e lideranças locais na construção de projetos voltados a editais de financiamento sociocultural, com a perspectiva de expandir futuramente para os campos da saúde, meio ambiente e educação. Com certificação inclusa, as atividades ocorreram em dois turnos no sábado (manhã e tarde) e na manhã de domingo.
Capacitação e valorização territorial
A oficina teve como objetivo capacitar membros da comunidade local na elaboração de projetos culturais aptos a concorrer em editais de financiamento. Inicialmente focada em iniciativas socioculturais, a capacitação pretende expandir-se para áreas como meio ambiente, saúde e educação. Além disso, o projeto UNA-SE prevê o desenvolvimento de cinco produtos principais:
-
Capacitação comunitária: Formação de moradores para elaboração de projetos voltados a editais de financiamento, com foco inicial em iniciativas socioculturais e perspectiva de expansão para áreas como meio ambiente, saúde e educação.
-
Selo territorial: Criação de um selo que valorize produtos da economia criativa e solidária da região, como artesanato feito com materiais recicláveis e manifestações culturais tradicionais.
-
Inventário turístico: Elaboração de um inventário com foco no Parque Estadual do Bacanga, visando mapear atividades e potencialidades da região.
-
Biblioteca virtual: Criação de uma plataforma online reunindo produções acadêmicas e relatos orais sobre o território, fortalecendo a memória e identidade local.
-
Evento temático: Realização de um evento entre os dias 4 e 6 de junho, durante a Semana Internacional de Meio Ambiente, com foco em clima, meio ambiente e patrimônio cultural.
Integração entre universidade e comunidade
O coordenador do projeto, professor Arkley Bandeira, destacou a importância de aproximar a pós-graduação das atividades de extensão: "Nós já trabalhamos a extensão de forma bastante interessante no âmbito da graduação e agora, por meio desse edital, conseguimos propor um projeto que foi contemplado para justamente aproximar os estudantes da pós-graduação da extensão. Teremos vários desdobramentos acadêmicos: inserção dos estudantes na extensão e produção de conhecimento. Por exemplo, o selo territorial já é o projeto de mestrado de um orientando meu no Prodema. Os estudantes de PIBIC também vão poder participar do levantamento bibliográfico, ou seja, todos saem ganhando, inclusive a comunidade, que vê na universidade um parceiro estratégico" .
O Polo Coroadinho foi escolhido para a execução do projeto devido à sua proximidade com a universidade e à relação já estabelecida por meio de serviços prestados pela instituição. A região é formada por bairros com diversos núcleos de cultura popular, como bumba meu boi, tambor de crioula, cacuriá, festas do Divino Espírito Santo, grupos de teatro, coletivos de mulheres e casas de matriz africana.
Sustentabilidade e inovação
Com vigência de um ano, o projeto UNA-SE pretende fomentar habilidades criativas para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, adotando práticas ambientalmente responsáveis. A iniciativa reforça o compromisso da UFMA com a promoção da sustentabilidade, da inclusão social e do desenvolvimento territorial integrado, alinhando-se às diretrizes do PROEXT-PG e às políticas públicas voltadas à educação superior e à extensão universitária.
Ações do documento