UFMA é reconhecida como uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil no ranking global "Center for World University Rankings"

publicado: 22/05/2023 15h08, última modificação: 22/05/2023 15h08
56.jpeg

Desde 2012, o Center for World University Rankings (CWUR), que é uma organização de consultoria que presta serviços para governos e universidades com fins ao melhoramento do ensino e da pesquisa, tem publicado um ranking acadêmico global que avalia a qualidade de universidades púbicas e privadas.
Seu ranking é baseado em sete indicadores, agrupados em quatro áreas para classificar as universidades do mundo: Educação (medido pelo número de egressos que obtiveram distinções acadêmicas de prestígio em relação ao tamanho da universidade); Empregabilidade (número de egressos que ocuparam cargos de liderança em grandes empresas); Corpo Docente (professores que ganharam distinções acadêmicas de prestígio); e Pesquisa (considera a produção de pesquisa, publicações de alta qualidade, influência e citações).
De acordo com o último levantamento, a UFMA ocupa a 1997ª posição dentre as melhores universidades do mundo, sendo classifica com a 56ª melhor instituição de ensino superior brasileira.
Segundo o Diretor de Internacionalização, Prof. Dr. Francisco Sávio Mendes Sinfrônio, tais resultados só foram possíveis devido a efetivação das novas políticas de internacionalização e, principalmente, pelo fortalecimento da Pós-graduação como sugerido pelo “indicador pesquisa”: de 1906 (2018 – 2019) para 1923 (2022 – 2023).
Segundo o CWUR, o desempenho na área de pesquisa é apontado como um dos principais fatores pela queda das universidades brasileiras no ranking de 2023. De acordo com Nadim Mahassen, presidente do CWUR, apesar do Brasil estar bem representado no ranking deste ano, é fundamental investir no desenvolvimento e na reputação do sistema de Ensino Superior brasileiro se o país deseja se tornar mais competitivo no cenário global.
Neste contexto, a Diretora de Pós-Graduação, Profa. Dra. Flávia Nascimento, destaca a urgência na criação de medidas que fortaleçam o ambiente de pesquisa, atraindo talentos e estimulando a produção científica de alto impacto. Segundo ele, “ao investir no aprimoramento do sistema educacional, o país poderá elevar sua posição e competir de maneira mais eficaz com as universidades ao redor do mundo, contribuindo para o avanço do conhecimento e o progresso acadêmico”.