Instituição está entre as 50 melhores e ocupa 22ª posição em ranking de depósitos de patentes e 13ª em registros de programas de computador

UFMA é destaque no ranking INPI de registro de programas de computador e patentes de invenção

publicado: 14/02/2023 17h17, última modificação: 14/02/2023 17h17
pauta depósito-01.png

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) tem motivo para comemorar! De acordo com o dado mais recente do ranking de depósito de patentes e de registros de programas de computadores, divulgado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a UFMA ocupa a 22ª posição em registros de patentes e 13º lugar em registros de programas de computadores.

Esse resultado reflete o esforço da inovação e da pesquisa na instituição, além de destacar a importância do incentivo à criação e proteção de novas tecnologias. É importante destacar que o ranking mais recente considera apenas os depósitos de patentes feitos por residentes em 2021.

O pró-reitor da Ageufma, Prof. Dr. Fernando Carvalho Silva, comemorou a classificação e destacou a relevância da conquista: “Estamos entre os 50 primeiros colocados, o que é uma grande conquista e mostra o quanto a UFMA está comprometida com a inovação. A inovação é a chave para um futuro melhor e mais tecnológico e estamos prontos para continuar liderando esse caminho”, finalizou.

A Coordenadora Transferência de Tecnologias da Ageufma, Profa. Dra. Glória Bandeira, reforçou o esforço de inventores e da gestão de patentes na UFMA, que se mantém em ótimas colocações há vários anos. “Esse resultado é fruto do esforço da nossa instituição em fomentar a inovação e a pesquisa. É um reconhecimento de que estamos no caminho certo ao incentivar a criação e proteção de novas tecnologias. E, claro, um mérito para todos os nossos pesquisadores que, com sua dedicação e trabalho, tornaram esse resultado possível”, destacou.

Sobre registro de patentes de invenções e programas de computador

O registro de programas de computador e o registro de patentes são duas formas de proteção de propriedade intelectual que podem ser aplicadas a produtos de software. Ambas as formas oferecem proteção legal aos criadores de programas de computador e podem ser usadas para proteger suas invenções de serem copiadas ou usadas sem sua permissão.

O registro de programas de computador é uma forma de proteção de propriedade intelectual que se concentra exclusivamente no código-fonte do software. Ao registrar um programa de computador, o criador do software pode impedir que outras pessoas usem, modifiquem, copiem ou distribuam seu código sem permissão. Embora o registro de programas de computador não ofereça proteção para a ideia por trás do software, ele pode ser uma ferramenta útil para proteger a propriedade intelectual do código.

Já o registro de patentes, por outro lado, oferece proteção para a invenção ou ideia subjacente ao software. Para que um software seja patenteado, ele deve ser considerado uma invenção nova e não óbvia para alguém com habilidades comuns na área de tecnologia da informação. O registro de patentes é geralmente mais abrangente do que o registro de programas de computador e pode ser mais difícil de obter. No entanto, uma patente pode oferecer uma proteção mais forte e abrangente ao criador do software.

Vale lembrar que, embora ambas as formas de proteção de propriedade intelectual sejam aplicáveis aos softwares, elas possuem diferenças significativas. Enquanto o registro de programas de computador protege apenas o código-fonte, o registro de patentes protege a invenção ou ideia subjacente ao software. Além disso, as regras de registro e a duração da proteção podem variar entre as formas de proteção, o que torna importante avaliar cuidadosamente qual é a melhor opção para cada caso específico.