Notícias

UFMA amplia alcance dos cursos de idiomas da Rede Andifes IsF com mais de 900 inscritos em nova edição

publicado: 07/08/2025 11h14, última modificação: 07/08/2025 11h14
4.png

Oferta on-line atraiu forte demanda interna e externa; DRI projeta expansão aos campi do interior e polos da EAD

Por Lúcio Silva | AGEUFMA

A nova edição dos cursos de idiomas estrangeiros ofertados pela Rede Andifes IsF Idiomas sem Fronteiras, com intermédio da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da AGEUFMA, teve uma recepção histórica: mais de 900 inscritos para 150 vagas, apenas entre estudantes, técnicos e docentes da Instituição. A iniciativa faz parte do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), da Rede Andifes, que oferece cursos em vários idiomas.

Segundo a Profa. Dra. Francimary Macêdo Martins, responsável pela Coordenação de Mobilidade Acadêmica Internacional da AGEUFMA e Coordenadora Administrativa do Núcleo Gestor da Rede Andifes IsF na UFMA, a alta procura revela uma demanda crescente por formação linguística no âmbito universitário e também fora dele: “Recebemos mais de 300 solicitações externas por e-mail, de pessoas fora do âmbito acadêmico. A procura foi de todo o estado do Maranhão”, pontuou a coordenadora.

Cursos com turmas cheias e novos ciclos a caminho

Apesar do alto número de inscrições, o número de vagas é limitado por diretrizes da Rede IsF, que estabelece no máximo 25 alunos por turma. Neste ciclo, estão sendo oferecidas 75 vagas para cada idioma (inglês e francês), divididas em três cursos distintos, ministrados por estudantes dos cursos de Letras da UFMA, selecionados como tutores.

Segundo a professora Francimary, já houve início das atividades com três cursos de inglês em julho. A partir de agosto, mais três cursos de inglês e três de francês serão iniciados. Ela também sinalizou a possibilidade de novas chamadas com os candidatos já inscritos.

“Os cursos que vamos oferecer têm duração de no máximo 3 meses, assim podemos pensar na possibilidade de realizar outra chamada de candidatos inscritos para a próxima oferta.”

Expansão planejada para interior e polos EAD

O sucesso do Programa também reacendeu discussões sobre o alcance dos cursos nos demais campi da UFMA e nos polos do Parfor e de Educação a Distância (EAD). Questionada sobre como se dará essa expansão, a professora foi categórica ao afirmar que a estratégia já faz parte da política da DRI desde 2024.

“Quando a Diretoria de Relações Internacionais assumiu o Idiomas sem Fronteiras, em 2024, nossa primeira diretriz foi: expandir os cursos para o restante do Estado. E não estamos falando somente dos campi do interior, mas também para os estudantes dos polos pedagógicos de Programas como Parfor e UAB (este com cursos em EAD).”

Diante das limitações de pessoal nos interiores, a Coordenação aposta na modalidade online como única forma de garantir acessibilidade a todos os públicos-alvo, incluindo estudantes de regiões mais remotas.

Novos idiomas e critérios de ampliação

Além do inglês e do francês, a UFMA já ofereceu cursos de espanhol, e outros idiomas poderão ser contemplados futuramente. Contudo, a inclusão de novas línguas depende de dois fatores principais: demanda efetiva e disponibilidade de professores-tutores qualificados.

“Podemos oferecer outros idiomas que constam do catálogo de cursos da Rede Andifes IsF, desde que haja demanda e tenhamos professores e especialistas aptos a acompanhar a oferta dos cursos. Inclusive, oferecer curso de Português para Estrangeiros.”

A coordenação destaca, ainda, que a Rede impõe parâmetros nacionais para as ofertas locais, o que exige um planejamento cuidadoso e aderente às normativas do Programa.

Fortalecimento da política linguística e da internacionalização

A proposta dos cursos, embora não siga uma trajetória didática sequencial como em escolas de idiomas, busca fortalecer a competência comunicativa dos estudantes em contextos acadêmicos, sobretudo com vistas à internacionalização.

A coordenadora avalia que a iniciativa contribui não só para a preparação de discentes em processos seletivos de mobilidade, mas também para o desenvolvimento de políticas linguísticas institucionais.

“A Rede Andifes IsF Idiomas sem Fronteiras tem dois objetivos bem claros quanto à oferta dos cursos: 1 - formação inicial e continuada dos professores de idiomas estrangeiros (nossos discentes), e 2 - possibilitar a proficiência linguística como mote para internacionalização e desenvolvimento de políticas linguísticas.” 

Ações do documento

registrado em: