Projeto Globe: UFMA e AEB incentivam estudantes, professores e pesquisadores de dez cidades a participarem de projetos científicos ambientais

por Lucio Silva publicado: 18/01/2023 11h55, última modificação: 18/01/2023 14h45
FEED.jpg

Por Lucio Silva/AGEUFMA

Uma parceria entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da AGEUFMA, e a Agência Espacial Brasileira (AEB), permitirá o lançamento, na próxima segunda-feira, 23, do projeto “Globe e Steam Permanente”. O anúncio do lançamento foi feito pela Diretoria de Gestão da Inovação e Serviços Tecnológicos (DIST) da AGEUFMA, por meio do Diretor, Prof. Dr. Danilo Correia, que destacou o objetivo do evento de implantar ações para popularizar e incentivar o desenvolvimento de projetos pedagógicos utilizando pesquisa científica nos protocolos dos projetos Globe e STEAM.

De acordo com o projeto base, outros objetivos estão previstos, como estimular a articulação entre a UFMA e as Secretarias de Educação Municipais do Estado do Maranhão (SEMED’s), a Agência Espacial Brasileira (AEB), o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), além das comunidades tradicionais, com a devida troca de saberes, promovendo a difusão das ciências e a construção de conhecimento científico sobre o meio ambiente e o espaço.

O Pró-reitor da AGEUFMA, Prof. Dr. Fernando Carvalho, comentou a relevância do projeto e destacou o trabalho desenvolvido pela Diretoria de Gestão da Inovação e Serviços Tecnológicos da AGEUFMA (DIST). “Temos trabalho nos últimos anos para implantar uma cultura de inovação na nossa Universidade e no Estado. Fortalecemos parcerias, fechamos acordos e protocolos de intenções importantes para garantir a continuidade deste trabalho”, destacou o pró-reitor.

Sobre o projeto

A parceria que propôs o projeto, prevê a implantação dos programas GLOBE e STEAM, contribuindo de forma significativa para a formação de professores da educação básica para o ensino de boas práticas ambientais, seguindo protocolos internacionais a serem executados com participação ativa dos alunos do Ensino Fundamental nessas escolas.

Cidades-alvo

Com justificativas que resumem diversos critérios e fatores sociais, foram escolhidas dez cidades do estado do Maranhão, envolvendo alunos, professores e comunidade de escolas do ensino fundamental II em São Luís, Bacabal, Codó, Pinheiro, São Bernardo, Chapadinha, Grajaú, Imperatriz, Balsas e Alcântara.

Metodologias do projeto

Através das reuniões nas escolas será possível realizar um diagnóstico participativo de necessidades e demandas da comunidade, avaliando os principais anseios das crianças, planejando de forma personalizada a inserção das atividades do projeto no ambiente e na rotina educacional das escolas da rede pública dos municípios de São Luís, Bacabal, Codó, Pinheiro, São Bernardo, Chapadinha, Grajaú, Imperatriz, Balsas e Alcântara.