Notícias
Projeto de Extensão UNA-SE amplia ações com mapeamento para sinalização do Sítio do Físico e aplicativo da Rede Coroado de Natal
SÃO LUÍS – Em mais uma ação integrada do projeto de extensão UNA-SE: Cultura, Educação Ambiental e Patrimonial, coordenado por docentes e discentes de quatro programas de pós-graduação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), foi realizada, no início de maio, uma trilha técnica no território do Sítio do Físico, no entorno do Parque Estadual do Bacanga. A atividade teve como foco a coleta de dados para subsidiar a futura sinalização ecológica do local e alimentar um aplicativo com informações atualizadas sobre o patrimônio ambiental e cultural da Rede Coroado de Natal.
Fruto de articulação entre os programas de pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (REDE PRODEMA), Cultura e Sociedade (PGCult), Ciências da Informação (PROGCIN) e Artes Cênicas, a iniciativa integra o Programa de Extensão na Pós-Graduação (PROEXT-PG), da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA) em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC).
A trilha reuniu professores, mestrandos e agentes comunitários do entorno do Parque do Bacanga em uma caminhada estratégica para levantamento de pontos de interesse ecológico, histórico e cultural no Sítio do Físico — área reconhecida por sua relevância patrimonial e simbólica para a comunidade local. Os dados coletados vão subsidiar dois produtos principais do projeto: a proposta de sinalização interpretativa e educativa para visitantes e moradores, e a alimentação de um aplicativo de mapeamento colaborativo da Rede Coroado de Natal, que será disponibilizado em plataforma digital de acesso público.
Segundo o professor Arkley Bandeira, coordenador do projeto, a atividade representa um novo avanço na conexão entre extensão universitária e inovação social. “Estamos construindo, junto com a comunidade, instrumentos para fortalecer o reconhecimento do território, estimular o turismo de base comunitária e consolidar a memória ambiental e cultural da região. Essa trilha marca o início de um trabalho técnico de cartografia participativa que irá culminar na instalação de sinalizações físicas e virtuais”, explicou.
A nova ação do UNA-SE dialoga diretamente com os demais produtos em desenvolvimento pelo projeto: o selo territorial para a valorização da economia criativa local; a biblioteca virtual com produções acadêmicas e relatos orais do território; o inventário turístico do Parque do Bacanga; e a realização de um evento temático entre os dias 4 e 6 de junho, durante a Semana Internacional do Meio Ambiente. Com foco na integração entre universidade e comunidade, o projeto UNA-SE tem duração de um ano e busca contribuir para o desenvolvimento sustentável do Polo Coroadinho, região marcada por expressões culturais vivas e desafios socioambientais complexos.
Ações do documento