Notícias
Projeto de extensão na pós-graduação da UFMA leva educação ambiental a comunidades do Itaqui-Bacanga
Iniciativa vinculada ao projeto de extensão "A Química, Ciência e Tecnologia Ambiental a Serviço de Comunidades Maranhenses" capacita moradores e estudantes para multiplicar práticas sustentáveis
Por Lucio Silva
O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGC&TA) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do projeto de extensão "A Química, Ciência e Tecnologia Ambiental a Serviço de Comunidades Maranhenses", Coordenado pela Profª Dra. Cláudia Quintino da Rocha do (PPGQuim), realizou uma série de atividades na região do Itaqui-Bacanga, em São Luís, com o objetivo de formar agentes ambientais capazes de disseminar conhecimentos sobre gestão de resíduos e consumo sustentável. As atividades, coordenadas pela Profª Marianna Basso Jorge e vinculadas ao Proext-pg (Programa de Extensão Universitária), contaram com a participação de mestrandos do PPGC&TA e alunos de graduação do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT).
Capacitação Comunitária e Educação Ambiental
As Oficinas de Multiplicadores, realizadas entre os dias 13 e 26 de novembro de 2024, abordaram temas como a problemática do lixo, a Política dos 7R’s (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Reintegrar e Responsabilizar), reciclagem, coleta seletiva e pontos de denúncia ambiental. As dinâmicas incluíram palestras interativas, atividades educacionais e a distribuição de materiais de apoio impressos e digitais, elaborados para auxiliar na replicação do conhecimento nas comunidades.
Quatro grupos comunitários foram beneficiados:
1. Associação Cultural Coco Pirinã (13/11): Cerca de 20 moradores do Anjo da Guarda, com idades entre 15 e 60 anos, participaram de debates sobre destinação adequada de resíduos.
2. IEMA Tamancão (14/11): Jovens e adultos de 15 a 40 anos discutiram coleta seletiva e direitos ambientais.
3. Escola Dayse Galvão (25 e 26/11): 60 alunos de 15 a 17 anos, da Vila Embratel, engajaram-se em dinâmicas sobre consumo sustentável.
4. IEMA Itaqui-Bacanga (26/11): Estudantes de 15 a 17 anos aprenderam sobre reciclagem na sede da UFMA.
Ações do documento