Fórum: Diretor da AGEUFMA destaca aspectos da internacionalização

publicado: 11/10/2022 11h08, última modificação: 18/10/2022 11h07
WhatsApp Image 2022-10-11 at 11.25.59.jpeg

Dentre as novidades que o Fórum de Pós-Graduação, Pesquisa, Inovação e Internacionalização apresenta, para esse ano de 2022, é possível destacar a articulação, pela primeira vez, dos quatro eixos centrais que compõem a AGEUFMA. Pensando na relevância que o evento possui para a Internacionalização na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o Diretor de Internacionalização, Prof. Dr. Francisco Sávio Medes Sinfrônio esclareceu alguns questionamentos acerca do Fórum. Confira na entrevista abaixo:

Qual a importância da realização do evento em se tratando, especificamente, do eixo da internacionalização?

O Fórum de Pós-Graduação, Pesquisa, Inovação e Internacionalização será um espaço para debatermos sobre quais caminhos devemos tomar no intuito de catalisarmos a internacionalização da UFMA. Por meio dessa ferramenta, tanto a Diretoria de Internacionalização quanto as demais instâncias da UFMA poderão compartilhar suas experiências e conhecimentos na criação destas políticas de inclusão internacional.  No Fórum, teremos a oportunidade de debater, junto com a comunidade acadêmica, diferentes aspectos vinculados à interculturalidade, mobilidade acadêmica, cooperação internacional, política linguística, à pesquisa e à produção acadêmica.

De que maneira a apresentação desses dados pode contribuir para aproximar os discentes desses pilares que são tão importantes para a Universidade?

Desde a aprovação da Resolução Nº 2.444, que versa sobre a Política de Internacionalização da UFMA, em 25 de janeiro de 2022, a nossa Instituição vem trabalhando na implantação de ações e processos que promovam nossas atividades de Ensino, Extensão, Pesquisa, Empreendedorismo e Inovação, em âmbito global.

Fortuitamente, com fruto desta nova visão institucional, a UFMA tem alcançado excelentes índices de classificação junto aos órgãos de avaliação acadêmica nacionais e internacionais, tais como: Ranking Universitário da Folha de São Paulo (RUF), Quacquarelli Symons (QS) e o mais conhecido de todos, o Times Higher Education Ranking (THE). Todavia, muitos paradigmas ainda precisam ser quebrados em relação à complexidade deste objetivo comum. E é neste sentido, munidos de parâmetros qualitativos e quantitativos, que tentaremos, durante o Evento, propor soluções regionais para os elementos conflitantes que são usualmente elencados no discurso da internacionalização.

Por Letícia Araújo - AGEUFMA