Notícias

Jovem Pesquisador da UFMA é Premiado por Contribuição Significativa à Física em seu doutorado

publicado: 10/05/2024 13h50, última modificação: 10/05/2024 13h50
00000000000.jpeg

A Sociedade Brasileira de Física (SBF) concedeu o Prêmio de melhor Tese de Doutorado na área de Física de Partículas e Campos a Haroldo Cilas Duarte Lima Junior, por sua tese intitulada “Challenging the Kerr hypothesis with scalar fields, tidal forces and shadows”, orientada pelo Prof. Luis Carlos Bassalo Crispino no Programa de Pós-graduação em Física da Universidade Federal do Pará (conceito 6). A tese agora concorre ao prestigioso Prêmio José Leite Lopes/2024 de melhor tese de doutorado dentre todas as áreas da Física brasileira.

A tese de Haroldo Lima foi reconhecida por seus resultados originais e sua contribuição para o avanço do conhecimento sobre a Física dos buracos negros. Em particular, a tese discute modelos mais realistas de buracos negros em contextos astrofísicos e como observá-los utilizando campos escalares, forças de maré e suas sombras. A sombra de um buraco negro é a percepção visual desse objeto quando iluminado por uma fonte de luz, como a proveniente dos discos de acreção, por exemplo. As imagens das sombras dos buracos negros nos centros das galáxias Messier 87 e Via Láctea foram obtidas respectivamente em 2019 e 2022 pela colaboração internacional Event Horizon Telescope. Entretanto, ainda não há um consenso entre os físicos sobre qual o melhor modelo matemático para descrever os buracos negros capturados nessas imagens.

Haroldo afirma que "para estudar as sombras desses objetos, em geral, se assumia o modelo de um buraco negro completamente isolado na natureza. Durante o desenvolvimento da sua pesquisa, buscou-se compreender as imagens destes buracos negros em situações muito mais complexas, por exemplo, quando eles estão cercados por campos magnéticos ou distribuições de matéria." O estudo das sombras dos buracos negros é um tema recente e pode ser peça fundamental na resolução de grandes problemas em aberto na Física, por exemplo, a compreensão da natureza da matéria escura.

O Prêmio Tese da SBF busca estimular e valorizar teses de alto padrão internacional em diversas áreas da física, com o intuito de impulsionar a produção científica nacional. São elegíveis ao prêmio as teses defendidas em programas de pós-graduação em Física ou em Ensino de Física reconhecidos pela CAPES, em 12 diferentes categorias correspondentes às Comissões de Área da SBF. Além dos prêmios principais, são concedidas Menções Honoríficas a trabalhos de destaque. A indicação para concorrer ao prêmio pode ser feita por autores, instituições universitárias, institutos de pesquisa, faculdades e orientadores, sendo permitida apenas uma indicação por ano para cada categoria.

A recente contratação do jovem Haroldo Cilas pelo Departamento de Física da UFMA implica na abertura de uma nova linha de pesquisa em gravitação e física de buraco negros no PPGF/UFMA. Reflete também o permanente compromisso da nossa universidade com a busca da excelência acadêmica e inovação científica, dentro da alvissareira expectativa que interessantes novos trabalhos serão em breve por ele desenvolvidos, contribuindo para o avanço da ciência básica na UFMA.

registrado em: