Solenidade abre, oficialmente, a 4° edição do Simpósio de Internacionalização Acadêmica

publicado: 16/11/2022 12h37, última modificação: 16/11/2022 12h37
WhatsApp Image 2022-11-16 at 12.36.27.jpeg

Lucas Santos/AGEUFMA

A manhã dessa quarta-feira, 16, foi marcada pelo início do IV Simpósio de Internacionalização Acadêmica da UFMA (SINTA). O evento foi transmitido para o canal do Youtube institucional da UFMA e teve início às 9h, com uma conferência de abertura. O objetivo do evento é debater, junto à comunidade acadêmica, diferentes aspectos vinculados à internacionalização do Ensino Superior, no campo da interculturalidade, mobilidade acadêmica, cooperação internacional, política linguística, da pesquisa e da produção acadêmica. Além de possibilitar o conhecimento dos mecanismos de internacionalização em universidades brasileiras e estrangeiras.

Solenidade de abertura

A mesa de abertura do evento contou com a presença do Magnífico Reitor, Prof. Dr. Natalino Salgado, que pontuou a importância do evento para o presente e o futuro da UFMA e os avanços que foram conquistados : “Esse Simpósio cumpre o papel de ver os resultados e propor enfrentamento de desafios. Os resultados apontam nossa Universidade em patamar bem melhor e a tendência é de ter um crescimento exponencial devido à nossa produção”, afirmou o Magnífico Reitor.

Na ocasião, o Pró-Reitor da AGEUFMA, Prof. Dr. Fernando Carvalho, destacou o avanço da internacionalização: "Embora com a pandemia que enfrentamos, a Internacionalização teve um crescimento de ações e de atividades. Quando recebemos este novo modelo organizacional, lembro que tínhamos apenas 13 acordos com instituições estrangeiras vigentes, hoje já duplicamos isso, e estamos com seis acordos quase finalizados. Isso mostra o trabalho interinstitucional importante que está sendo desenvolvido, para que os nossos discentes, docentes e técnico-administrativos, tenham oportunidade de realizar ações de internacionalização", comentou o Pró-Reitor.

Programação de abertura

A conferência de abertura, iniciada às 10h, foi minisrada pelo Cônsul Geral da França em Recife, Cs. Jérémie Faucon, que falou sobre a parceria com a UFMA: " Oferecemos a oportunidade da universidade de participar de projetos, como por exemplo o financiamento de uma passagem aérea para quem for estudar lá, e também apoiamos eventos a distância como esse”, disse o Chanceler.

A programação do evento para esta quarta-feira terá continuidade no turno da tarde, a partir das 14h30, abrangendo palestras e rodas de conversa sobre os desafios de Internaciolização da UFMA e as possibilidades de iniciativas para a Internacionalização Brasil-Canadá.