4º SINTA debaterá presente e futuro da internacionalização na UFMA

publicado: 07/11/2022 11h43, última modificação: 07/11/2022 17h18
Folder - Programação - IV SINTA-01.jpg

Clique aqui para acessar a PROGRAMAÇÃO COMPLETA

“Resultados e desafios da internacionalização” na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) será o tema central dos debates da quarta edição do SINTA/UFMA. O evento ocorre entre 16 e 18 de novembro de 2022, por meio do YouTube da AGEUFMA. A realização é da Diretoria de Internacionalização (DIN) e suas Coordenações de Mobilidade Acadêmica e de Parcerias e Convênios Internacionais. Para se inscrever, o participante (aluno, professor ou técnico-administrativo) pode acessar o site do evento, disponível no Sigeventos da UFMA, até o dia 15 de novembro.

O 4º Sinta traz uma programação inovadora, com a presença de palestrantes de Universidades estrangeiras, como é o caso da  Profa. Dra. Margareth Santos Zanchetta, da Toronto Metropolitan University  (Canadá). Na ocasião, a professora ministrará palestra sobre possibilidades de iniciativas para a internacionalização Brasil-Canadá. Além disso, o Cônsul Geral da França em Recife, Cs. Hugues Fantou, dividirá uma das primeiras mesas-redondas do evento com o tema “Cenário Atual da Internacionalização do Ensino Superior”.

Histórico do evento

Em dezembro de 2019, na Cidade Universitária Dom Delgado, foi realizado o primeiro Simpósio de Internacionalização da UFMA. O evento, à época, teve o objetivo de debater diferentes aspectos vinculados à Internacionalização da Universidade, tais como mobilidade, cooperação internacional, políticas linguísticas, internacionalização da pesquisa e da produção acadêmica. Hoje, o tema e o objetivo se tornaram mais abrangentes, discutindo aspectos no campo da interculturalidade, além de possibilitar o conhecimento dos mecanismos de internacionalização em universidades brasileiras e estrangeiras.

A política de internacionalização na UFMA

A internacionalização na UFMA está sob a responsabilidade da AGEUFMA e é executada por sua Diretoria de Internacionalização (DIN), que tem como objetivo promover a integração, em âmbito nacional e internacional, entre o ensino de graduação e pós-graduação, a pesquisa, a extensão e a inovação, trazendo contribuições significativas para a sociedade.

Recentemente, a Universidade trabalhou na aprovação da Resolução de Internacionalização, que possibilitou avanços significativos na gestão desse eixo da UFMA. Com a resolução, a UFMA se propôs e se integrou com mais força em redes de cooperação internacional para a promoção do intercâmbio cultural, de experiências e participação ativa nas reuniões de organizações que visem a promoção da internacionalização universitária.

Entre os objetivos mais importantes desta Resolução estão o estabelecimento e/ou aprimoramento da infraestrutura para a sustentabilidade do processo de internacionalização, incluindo a formulação de procedimentos e fluxos operacionais de planejamento, execução, comunicação, divulgação e monitoramento.

Além disso, a implantação de mecanismos de monitoramento e prospecção de áreas, instituições e oportunidades a fim de promover a expansão de atividades de internacionalização; e a consolidação, ampliação e divulgação das cooperações acadêmicas científicas, tecnológicas e culturais com instituições internacionais para promover a pesquisa, o ensino, a extensão e a inovação.

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents