Notícias
Fórum: encerramento é marcado por debates produtivos e troca de conhecimentos
Por Letícia Araújo/AGEUFMA
Após a cerimônia de abertura, realizada na última terça-feira, 25, o Fórum de Pós-Graduação, Pesquisa, Inovação e Internacionalização da UFMA deu continuidade à sua programação. Durante os dias 26 e 27 de outubro, o evento esteve aberto à comunidade acadêmica, por meio de transmissão ao Youtube da AGEUFMA, para apresentar e debater as políticas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
A manhã do segundo dia de evento, 26, contou com a presença de coordenadores de Programas de Pós-Graduação da UFMA para ministrar palestras sobre o tema “Ações estratégias para a melhoria dos indicadores da Avaliação Quadrienal da CAPES”. Ao final da exposição dos palestrantes, foi aberto um momento para perguntas e debate sobre a temática.
Na ocasião, estiveram presentes a Profa. Dra. Cecília Ribeiro, do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO); a Profa. Dra. Ana Clécia Alcântara, do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQUIM); a Profa. Dra. Zilmara de Carvalho, do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult); a Profa. Dra. Adriana Ferreira, do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia (PPGST) e o Prof. Dr. Antônio Nunes, do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB).
Retorno do Proquali
Para complementar a cerimônia do segundo dia, o evento voltou a ser transmitido às 14h com a palestra “Indicadores de análise de qualidade da produção bibliográfica e visibilidade internacional da UFMA”, ministrada pelo Prof. Dr. Manoel Messias Ferreira Júnior, do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFIS).
Logo em seguida foi iniciada uma mesa redonda com o Pró-Reitor da AGEUFMA, Prof. Dr. Fernando Carvalho, e todos os diretores da Agência para debaterem sobre o Programa de Qualidade da Pós-Graduação da UFMA (Proquali).
O Proquali é um Programa que foi criado pela instituição em 2013, por meio de uma resolução, visando melhorar a qualidade e promover um crescimento da Pós-Graduação. As ações implementadas pelo Programa continuam vigentes, mas precisam ser atualizadas, como reitera o Pró-Reitor da Agência: “Devido a reformulação da Pró-Reitoria, que agora apresenta cinco diretorias, existe a necessidade da criação de um programa ampliado para todas as diretorias, de modo a conseguir melhorar todos os eixos da AGEUFMA de forma simultânea”, afirmou o Pró-Reitor.
Encerramento
Segundo a programação do Fórum, o encerramento do evento estava marcado para o dia 27 de outubro, quinta-feira. Para dar início à cerimônia, ainda no turno da manhã, os presentes acompanharam duas palestras, que foram seguidas por um momento de debate.
Em um primeiro momento, o Diretor de Internacionalização, Prof. Dr. Francisco Sávio Mendes Sinfrônio, ministrou a palestra sobre o tema “Processos e Políticas de Internacionalização da UFMA”. Em seguida, a Diretora de Pós-Graduação, Profa. Dra. Flávia Nascimento, realizou a palestra “As recentes e futuras resoluções e/ou normativas da Pós-Graduação da UFMA”.
Já no turno da tarde, foi dada continuidade na série de apresentações que abordaram os eixos centrais do Fórum de Pós-Graduação, Pesquisa, Inovação e Internacionalização. Desse modo, o Diretor de Inovação e Serviços Tecnológicos, Prof. Dr. Danilo Lopes, ministrou a palestra “Os avanços da UFMA no âmbito da inovação” e a Coordenadora de Prospecções e Aceleração de Inovações, Ms. Tatiana Pinheiro, ministrou a palestra “As resoluções das Fundações, Política de Inovação e de Prestação de Serviços”.
Para finalizar o evento, os diretores e coordenadores da AGEUFMA contribuíram com falas que refletem a satisfação com a realização de um evento bem sucedido, que superou as expectativas e metas iniciais: “Esse é um momento muito rico e importante, que nos permite acrescentar sugestões e ideias que não haviam sido pensadas anteriormente, por mais que a gente discuta e elabore planos, as novidades que aparecem no fórum são sempre enriquecedoras, por isso esse evento faz-se necessário”, comentou a Profa. Dra. Flávia Nascimento.
O Fórum encerra sua programação com um tom de otimismo em relação ao potencial de melhorar cada vez mais e dar a possibilidade para que a comunidade acadêmica possa continuar produzindo mais ciência, pesquisa, inovação e tecnologia dentro da Universidade.