Notícias

Conhecimento que transforma: projeto de extensão da UFMA promove oficinas sobre educação ambiental em São Luís e Axixá

publicado: 15/12/2025 08h50, última modificação: 15/12/2025 08h52
6.png

Por Emilly Cardozo

A ação conjunta dos programas Programa de Pós-Graduação em Química , do Programa de Pós-Graduação e Doutorado em Química e do Programa de Pós-Graduação em Ciência & Tecnologia Ambiental formou o projeto “A Química, Ciência e Tecnologia Ambiental a Serviço de Comunidades Maranhenses”.A iniciativa integra ensino, pesquisa e extensão para promover a troca de conhecimentos entre a pós-graduação e a sociedade, estimular a conscientização socioambiental, capacitar a comunidade para o mercado de trabalho e para a formação continuada, incentivar o empreendedorismo sustentável, melhorar a qualidade do ensino de ciências e química e promover a igualdade de gênero.

Tendo em vista os problemas de saneamento básico, evasão escolar e analfabetismo  o eixo Itaqui-Bacanga em São Luís e no município de Axixá, o projeto promove conhecimento e educação ambiental a essas comunidades, além de desenvolver sistemas inovadores de tratamento de água e promover práticas sustentáveis.

Vigência: 1º de outubro de 2024 a 1º de outubro de 2025 — promovendo intercâmbio científico e tecnológico entre universidade e comunidade.

Ações Realizadas:

Oficina de multiplicadores: formação de agentes ambientais que possam repassar informações à comunidade sobre temas como descarte de lixo, política dos 7R’s, reciclagem, coleta seletiva, locais de entrega e como registrar denúncias ambientais.

Letramento digital: curso básico de computação para despertar o interesse pela tecnologia e ajudar na preparação para o mercado de trabalho.

Ações de educação ambiental na rede pública: atividades com alunos do Ensino Médio para explicar temas como lixo no mar, reciclagem, uso correto dos resíduos, consumo consciente, cuidado com os ecossistemas, poluição e biodiversidade.

Mapeamento da diversidade de líquens: projeto que utiliza ferramentas de inteligência artificial e ciência cidadã para mapear líquens em São Luís, envolvendo alunos do 1º e 2º ano em palestras, atividades laboratoriais e saídas de campo.

Curso básico de robótica de voo com drones: curso introdutório que apresenta aos jovens os princípios da robótica e o uso de drones, despertando interesse por tecnologia e suas aplicações práticas.

Curso básico de Python:curso inicial de programação em Python, voltado a motivar jovens a conhecerem o campo da tecnologia e explorar suas possibilidades.

Ações de educação ambiental: introdução de conceitos ambientais para crianças por meio de atividades lúdicas sobre lixo marinho, reciclagem, preservação dos ecossistemas, biodiversidade e cuidados com o meio ambiente.

Produção de adubo por compostagem: oficinas teóricas e práticas que ensinam a transformar restos de alimentos em adubo sustentável, oferecendo às mulheres da comunidade uma possível fonte extra de renda.

 

Detalhes do Projeto:

  • Título: A Química, Ciência e Tecnologia Ambiental a serviço de comunidades Maranhenses

  • Coordenação: Cláudia Quintino da Rocha

  • Local:  eixo Itaqui-Bacanga e Município de Axixá

  • Parceria: Universidade Federal do Maranhão

  • Público-alvo: Grupos de Mães Itaqui;Grupos Comunitários Prioritários indicados pela Associação Comunitária Itaqui-Bacanga (ACIB);Grupos de Mulheres Quilombolas da região do Bacanga;Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Itaqui-Bacanga;mulheres e Meninas dos Grupos Comunitários Prioritários;Estudantes do ensino médio do eixo Itaqui-Bacanga e Município de Axixá;Gestores e professores das escolas envolvidas.

  • ODS relacionado: 5-Igualdade de Gênero;6-Água potável e saneamento;10-Redução das desigualdades;11-Cidades e comunidades sustentáveis;12-consumo e produção responsáveis; 3-Saúde e bem-estar; 4-Educação de qualidade

 

Metodologia 

O projeto objetiva promoverr conhecimento e educação ambiental às comunidades, assim como projetos inovadores que possam melhorar o saneamento básico em São Luís e Axixá,  especialmente a qualidade da água. Portanto, visa conscientizar moradores das comunidades mais carentes dos municípios quanto ao saneamento básico através de divulgações de informação, profissionalização de qualidade na área de ciências ambientais e química, propostas de sistemas inovadores de tratamento de águas águas, palestras, cursos sobre coleta seletiva, cartilhas de educativas e práticas sustentáveis de manuseio e descarte de resíduos sólidos.

Além disso, o programa faz uma conexão de graduandos e pós-graduandos com a comunidade, buscando melhorar a qualidade do ensino de ciências/química nas escolas e tentando incentivar alunos a ingressarem na universidade e professores a buscarem a realização de uma pós-graduação. 

 

Metas e produção acadêmica

O projeto tem como metas aproximar a comunidade dos programas de pós-graduação por meio de eventos, ações de comunicação e interação contínua; promover a conscientização socioambiental com palestras, oficinas e materiais educativos; capacitar moradores para o mercado de trabalho oferecendo cursos técnicos e facilitando o acesso à formação continuada; incentivar o empreendedorismo sustentável com apoio à criação de negócios e um banco de ideias inovadoras; aproximar os estudantes de pós-graduação do mercado por meio de parcerias com empresas; melhorar o ensino de ciências e química com formação para professores e distribuição de materiais didáticos; e fortalecer a igualdade de gênero oferecendo atividades de empoderamento e um programa de mentoria para mulheres das comunidades atendidas.

 

Ações do documento

registrado em: ,