AMAZON NANOBIOTEC: Maranhão sedia evento internacional sobre biotecnologia e nanomateriais

publicado: 27/06/2024 08h49, última modificação: 27/06/2024 08h58
2.jpg

São Luís, MA – A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) está sediando, desde ontem, 26 de junho de 2024, a primeira edição do I AMAZON NANOBIOTEC, uma inovadora escola de verão em formato bootcamp (um modelo de ensino prático, conciso e curto para formar profissionais especializados) que visa a formação de recursos humanos e o fomento de discussões de alto nível sobre biotecnologia e nanomateriais. O evento, que se estenderá até 29 de junho, tem como tema central o “Uso de Nanomateriais para o Desenvolvimento de Formulações de Polifenóis Naturais e Sintéticos”, refletindo a importância da biotecnologia para o desenvolvimento sustentável da região.

Cerimônia de Abertura

A cerimônia de abertura, realizada ontem às 09:00 horas, foi marcada pela presença de renomadas personalidades acadêmicas e científicas. Participaram da mesa de abertura o Coordenador do Programa de Pós-graduação Renorbio, Prof. Dr. Marcus Paes, que também coordena o evento, o Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Prof. Dr. Cristiano Capovila e a Profa. Dra. Rosângela Fernandes, Diretora de Pós-Graduação da AGEUFMA.

O Prof. Dr. Marcus Paes enfatizou a relevância da biodiversidade maranhense para o desenvolvimento biotecnológico do meio-norte do Brasil, enquanto o Prof. Dr. Cristiano Capovila destacou os esforços da FAPEMA em apoiar iniciativas que promovem a inovação e a pesquisa científica no estado. A Profa. Dra. Rosângela Fernandes, Diretora de Pós-Graduação da AGEUFMA, ressaltou a importância da integração entre a academia e o setor produtivo para o avanço da biotecnologia.

Primeiras Atividades

Após a cerimônia de abertura, o evento prosseguiu com uma palestra do Prof. Dr. Lucas Cardoso Marinho, da UFMA, que abordou a biodiversidade maranhense e sua importância para o desenvolvimento biotecnológico. Em seguida, ocorreu um grupo de discussão sobre o uso e manejo sustentável da biodiversidade.

No período da tarde, a Profa. Dra. Claudia Quintino da Rocha, também da UFMA, apresentou a palestra “Polifenóis Naturais: Da bioprospeção à identificação química”, seguida pelo Prof. Andrés Trostchansky, da Universidad de la República, no Uruguai, que falou sobre “Polifenóis Sintéticos: Do design à síntese química”.

Programação de Hoje

Hoje, 27 de junho, as atividades iniciaram com a palestra do Prof. Dr. Richard Dutra, da UFMA, sobre a relação estrutura química-atividade biológica dos polifenóis. Outras discussões incluirão o metabolismo e a absorção intestinal dos polifenóis, bem como a interação de nanomateriais com compostos fenólicos, com a participação da Profa. Dra. Karina Ckless, da State University of New York, e do Prof. Dr. Edward M. Bahnson, da University of North Carolina.

Encerramento e Mesa Redonda

O evento se encerrará no dia 29 de junho com uma mesa redonda sobre as potencialidades do Maranhão para a indústria biofarmacêutica, moderada pelo Prof. Dr. Allan Kardec Duailibe de Barros Filho, da UFMA. Esta sessão promete reunir importantes debatedores para discutir as oportunidades e desafios do setor biotecnológico na região.

O I AMAZON NANOBIOTEC representa um marco significativo para a biotecnologia no Maranhão, promovendo a convergência de conhecimento científico e inovação tecnológica em um estado rico em biodiversidade e potencial biotecnológico.

Para mais informações, consulte a programação detalhada no site da UFMA