Notícias

AGEUFMA, SEDES e Ministério da Pesca firmam parceria para desenvolver cadeia produtiva do caranguejo-uçá em Araioses-MA

publicado: 15/12/2023 10h29, última modificação: 14/03/2024 12h52
NOTÍCIAS INSTAGRAM (1080 × 1080 px) (Post para Instagram (Quadrado)) (Post do Instagram) (1).png

Por Lucio Silva/Agência de Inovação da UFMA

A busca por soluções inovadoras para impulsionar o agroextrativismo marca mais uma parceria estratégica, desta vez, entre a AGEUFMA (Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização da Universidade Federal do Maranhão), a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) do Governo do Estado e o Ministério da Pesca e Aquicultura do Governo Federal. O compromisso visa promover ações inovadoras na cadeia produtiva do Caranguejo-uçá em Araioses-MA.

Protocolo de Intenções para o Desenvolvimento Sustentável:
O protocolo de intenções assinado entre a UFMA e a SEDES delineia esforços conjuntos para desenvolver um programa de capacitação em agroextrativismo, concentrando esforços na cadeia produtiva do Caranguejo-uçá. Essa parceria estratégica busca viabilizar ações que fortaleçam o setor do agroextrativismo no Maranhão.

Desenvolvimento Sustentável e Fortalecimento da Cadeia Produtiva:
O instrumento possibilitará o desenvolvimento de ações conjuntas, incluindo o fortalecimento da cadeia produtiva do Caranguejo-uçá em Araioses. O objetivo é criar ferramentas para um programa de capacitação e beneficiamento sustentável nas comunidades tradicionais locais.

Captação de Recursos e Cooperação Técnica:
O protocolo não apenas formaliza a parceria, mas também abre portas para a captação de recursos destinados ao desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica. Além disso, prevê a formalização de futuros Acordos de Cooperação Técnica entre as instituições parceiras, visando fortalecer o setor.

Diagnóstico, Avaliação e Propostas Inovadoras:
A iniciativa busca realizar um diagnóstico completo da cadeia produtiva do caranguejo em Araioses, avaliando possíveis gargalos e propondo projetos inovadores para o seu desenvolvimento. A inspiração vem de experiências bem-sucedidas em outros estados brasileiros.

Hélice-tríplice e Interação entre Setores:
A parceria busca fortalecer a hélice-tríplice, promovendo a interação entre o setor produtivo, o governo e as Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs). Essa interação prioriza professores e pesquisadores que possam contribuir diretamente para o desenvolvimento das unidades produtivas.

Recursos e Objetivos do Projeto:
Um investimento de 400 mil reais proveniente de uma parceria entre a SEDES, UFMA e o Ministério da Pesca será destinado ao desenvolvimento do programa de capacitação. O projeto tem como objetivo geral desenvolver a cadeia produtiva do caranguejo em Araioses, subsidiando a implantação de uma indústria de beneficiamento comunitária.

Coordenação e Expertise:
O projeto conta com a coordenação do professor Danilo Corrêa, ex-docente do curso de Engenharia de Pesca da UFMA em Pinheiro, e o projeto de capacitação é conduzido pela professora Priscila Bernardes, que atualmente é docente do mesmo curso.

Essa parceria representa mais um passo em direção ao desenvolvimento sustentável da região, fortalecendo a economia local e proporcionando crescimento para as comunidades tradicionais de Araioses. O protocolo de intenções é alicerçado na convicção de que a inovação e a colaboração são fundamentais para impulsionar o progresso e a qualidade de vida nas comunidades maranhenses.

registrado em: ,