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AGEUFMA prestigia abertura do VII EREPEG com foco em práticas pedagógicas inclusivas no ensino de Geografia
Por Lucas Barbosa
Evento destaca a importância da inclusão, da inovação didática e da formação crítica na área da Geografia, reunindo pesquisadores, docentes e estudantes da graduação e pós-graduação
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou, nesta quarta-feira (2), no auditório da Reitoria, o VII Encontro Regional de Práticas de Ensino em Geografia (EREPEG), consolidando-se como um espaço de diálogo acadêmico voltado à valorização da prática docente e à promoção de uma educação geográfica crítica e inclusiva. Com o tema “Práticas Geográficas: Construindo Saberes com Inclusão”, o evento mobilizou professores, pesquisadores e estudantes da graduação e da pós-graduação em torno da reflexão sobre os desafios e caminhos da formação docente no ensino superior e na educação básica.
A solenidade de abertura contou com a presença do reitor da UFMA, professor doutor Fernando Carvalho; da professora doutora Rosângela Fernandes, que representou a professora doutora Flávia Nascimento, pró-reitora da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA); do professor doutor Ronaldo Barros Sodré; da professora doutora Júlia Kátia Petros; além de outras autoridades acadêmicas e docentes vinculados ao ensino de Geografia. Em suas falas, os representantes destacaram o papel estratégico do EREPEG na qualificação das práticas pedagógicas, na promoção da equidade educacional e no fortalecimento do compromisso da universidade com a transformação social.
Com uma programação diversificada, o VII EREPEG promoveu mesas-redondas, oficinas, comunicações orais e relatos de experiências que abordaram temáticas como metodologias ativas, inovação didática, produção científica em Geografia e desafios contemporâneos do ensino da disciplina. O evento reafirmou a importância da articulação entre teoria e prática como fundamento da formação crítica, democrática e comprometida com os valores da cidadania.
Um dos destaques do Encontro foi a abordagem transversal da inclusão, tratada não apenas como pauta de discussão, mas como princípio estruturante das práticas pedagógicas apresentadas. O debate contou com a contribuição da Diretoria de Ações Afirmativas da UFMA, responsável por desenvolver políticas voltadas à equidade no acesso, permanência e êxito de estudantes em situação de vulnerabilidade social, econômica e étnico-racial. A atuação da Diretoria reafirma o papel da universidade pública como promotora da diversidade, da justiça social e do reconhecimento de identidades historicamente marginalizadas.
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