AGEUFMA abre inscrições para bolsas de iniciação científica no ensino médio e técnico por meio do PIBIC Ensino Médio

publicado: 18/04/2023 08h52, última modificação: 18/04/2023 08h52
ensino medio pibic-01.png

A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) divulgou as normas para a apresentação de propostas visando concessão de bolsas de iniciação científica no ensino médio e técnico, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). As bolsas são destinadas a alunos do ensino médio do Estado do Maranhão, e o período de inscrições estará aberto de 12 de abril a 11 de maio de 2023, por e-mail institucional.

O processo seletivo será dividido em duas etapas. Após o período de inscrições, a primeira parte do processo seletivo, denominada pré-seleção, ocorrerá de 12 a 20 de maio de 2023, e será realizada pela Coordenação de Programas PIBIC e PIBITI da UFMA, com o objetivo de avaliar a adequação técnica das propostas submetidas e o cumprimento dos requisitos estabelecidos no edital. Já a segunda etapa, chamada de seleção, acontecerá de 23 a 29 de maio de 2023, e será realizada pela Comissão Institucional de Iniciação Científica do PIBIC-UFMA, composta por representantes de diversas áreas do conhecimento. Após a distribuição das bolsas entre os orientadores, estes indicarão os bolsistas em suas respectivas cotas.

O objetivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) é incentivar a formação de novos talentos e estimular o interesse pela pesquisa científica entre estudantes do ensino médio e técnico. As bolsas concedidas terão duração de um ano, de setembro de 2023 a agosto de 2024, e os estudantes selecionados terão a oportunidade de desenvolver atividades de pesquisa sob a orientação de professores pesquisadores da UFMA.

Os requisitos para participação no processo seletivo incluem estar regularmente matriculado no ensino médio em escola pública ou privada do Estado do Maranhão, ter disponibilidade de dedicação de 20 horas semanais às atividades de pesquisa, não possuir vínculo empregatício e não ser bolsista de outro programa de iniciação científica. Além disso, os candidatos devem elaborar uma proposta de projeto de pesquisa em conformidade com as normas estabelecidas no edital, que será avaliada durante o processo seletivo.