34º SEMIC e 14º SEMITI premiam 144 pesquisas de iniciação científica, ensino médio e iniciação tecnológica

publicado: 16/12/2022 10h38, última modificação: 16/12/2022 10h38
WhatsApp Image 2022-12-16 at 10.31.10.jpeg

Por Lucio Silva

Ao todo, foram 782 trabalhos recebidos nas três modalidades de apresentação: oral, síncrona e assíncrona. Os trabalhos passaram pela arguição de dezenas de avaliadores das Comissões PIBIC e PITIBI, sendo escolhidas as 144 melhores pesquisas, que foram premiadas na última quinta-feira, 15, em evento virtual de encerramento, no canal do YouTube da AGEUFMA.

Foram convidados a participarem da mesa o vice-reitor da UFMA, Prof. Dr. Marcos Fábio, representando o Magnífico Reitor Natalino Salgado, além da Coordenadora dos Programas PIBIC e PIBITI, Profa. Dra. Audirene Santana, os Diretores de Pós-Graduação, Profa. Dra. Flávia Nascimento; Pesquisa, Profa. Dra. Teresa Cristina; Gestão da Inovação, Prof. Dr. Danilo Correa; Empreendedorismo, Prof. Dr. Walter Cézar e o Prof. Dr. Fernando Carvalho, Pró-Reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização (AGEUFMA).

Na cerimônia, a Coordenadora do PIBIC e PIBITI, Profa. Dra. Audirene Santana agradeceu à equipe de organização e todos os envolvidos na produção de mais um SEMIC e SEMITI. “Quero fazer agradecimentos a todos os que contribuíram para realizarmos esses dois eventos simultâneos de forma grandiosa. Foi um evento que a gente contou com 782 trabalhos e tivemos em torno de 100% de apresentações de todas as salas”, reforçou a Professora.

As apresentações ocorreram nas modalidades Oral, em que o aluno apresenta sua pesquisa durante 10 (dez) minutos e, após isso, passa por uma avaliação e arguição de professores da Comissão PIBIC; Síncrona, em que o aluno apresenta sua pesquisa durante 5 (cinco) minutos e, após isso, passa por uma avaliação e arguição de professores da Comissão PIBIC e; Assíncrona, em que o aluno apresenta sua pesquisa com um vídeo de 3 (três) minutos postado no YouTube da AGEUFMA.

A Profa. Dra. Teresa Cristina ressaltou o desafio enfrentado desde 2020, com a mudança do modelo de organização do SEMIC/SEMITI durante a pandemia. “A gente teve que se adaptar a um novo modelo e, ainda assim, não deixamos de realizar o SEMIC/SEMITI com todas as mudanças, com todas as diferenças. Foram momentos de muito aprendizado, de muitos desafios, que a gente parabeniza antes de mais nada os pesquisadores, tanto docentes, quanto discentes, que enfrentaram, nesse período de pandemia, o desenvolvimento dos seus trabalhos num período tão difícil, de tantas limitações orçamentárias”, destacou a Profa. Teresa Cristina.

O Prof. Dr. Fernando Carvalho destacou o trabalho desenvolvido pela AGEUFMA nos fortalecimento das legislações internas que dizem respeito à pesquisa e à inovação na Universidade. “Nós temos crescido, embora com esses anos de pandemia, nós crescemos em números de planos de trabalhos, crescemos em números de docentes que participam da solicitação de bolsas para planos de trabalho, por tanto, isso mostra que a política que estamos efetuando, é um política que está dando certo. Tivemos, recentemente, a aprovação da resolução da política de inovação tecnológica e de prestação de serviços”, assinalou.

O pró-reitor falou, também, sobre um novo formato que está sendo pensado para o retorno ao SEMIC e SEMITI presencial no ano de 2023. “No próximo ano voltaremos ao formato presencial, e faremos de modo diferente, a realização do SEMIC e SEMITI, que será descentralizada nos campus dos campus do continente e na capital”, finalizou o pró-reitor Fernando Carvalho.

O vice-reitor, Prof. Dr. Marcos Fábio Belo Matos encerrou o evento com as congratulações aos docentes e discentes pesquisadores, elogiando o trabalho da AGEUFMA e da gestão da Coordenação PIBIC e PIBITI e da Diretoria de Pesquisa e Inovação.