Dicas da STI para Servidores Ingressantes

Bem-vindo, Servidor!

Por meio desta página web, apresentamos um breve resumo das ferramentas  que a UFMA oferece para auxiliar em suas atividades.

Web e-mail

Todo servidor da UFMA possui uma conta de e-mail corporativo que é adquirida automaticamente, assim que o servidor cria seu usuário e senha nos Sistemas Integrados de Gestão (SIG). Essas contas de e-mails estarão disponíveis na plataforma GMail da Google e devem ser utilizadas para tratar sobre assuntos institucionais. O endereço eletrônico do e-mail criado para o servidor será o usuário dos SIGs seguido de "@ufma.br" e a senha da conta de e-mail será a mesma utilizada para entrar nos SIGs.

Os setores também podem criar contas de e-mails para auxiliar em suas atividades. A criação deste tipo de conta deve ser solicitada à Diretoria de Infraestrutura e Segurança da Informação/STI.

Sistemas Integrados de Gestão (SIG)

Os SIGs são ferramentas utilizadas pela administração da UFMA para auxiliar no gerenciamento de suas atividades fins e afins. Eles são compostos pelos sistemas: Acadêmico (SIGAA), Administrativo (SIPAC) e de Recursos Humanos (SIGRH). Para um melhor detalhamento destes sistemas, clique aqui.

Atenção!

Os SIGs são de controle interno da UFMA, portanto, são mantidos pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). No entanto, o Governo Federal também disponibiliza alguns sistemas que o servidor terá acesso. Esses sistemas a STI não gerencia, e por isso não oferece suporte. Alguns dos principais sistemas são enumerados a seguir:

• Recursos Humanos
    • SIGEPE - Sistema de Gestão de Pessoas
  • Administrativo
    • SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira
    • Comprasnet - Portal de Compras do Governo Federal
  • Acadêmico

Rede Sem Fio

A UFMA oferece uma rede sem fio segura para você ficar sempre conectado. A rede pode ser acessada por meio do seu usuário e senha dos SIGs. Manuais para configuração do acesso à rede podem ser encontrados clicando aqui. Esta rede atualmente está disponível apenas no campus de São Luís, mas será expandida para todos os Campi da instituição.

Cartão de Acesso Único (CAU)

O cartão de acesso único (CAU) é um mecanismo de identificação dos servidores e dos discentes na Universidade. Com esse cartão o servidor pode acessar o Restaurante Universitário nos Campi em que esse serviço está disponível.

Para emissão do CAU basta acessar SIGRH > Serviços > Cartão de identificação > Solicitar ou SIPAC > Outros > Cartão de identificação > Solicitar. Será gerado um cartão provisório que você deverá utilizar até que o cartão físico seja entregue. Você será avisado quando ele estiver pronto e poderá acompanhar a solicitação pelo próprio sistema. Para mais informações sobre o CAU, acesse aqui.

UFMA Mobile

O UFMA Mobile é um aplicativo que permite acesso a informações pertinentes ao servidor na palma da sua mão. Acesse o aplicativo através do Google Play clicando aqui.