Notícias

Estudo desenvolvido na UFMA investiga a relação entre fatores da gestação e características dentais de crianças

publicado: 15/07/2022 13h22, última modificação: 15/07/2022 20h15

Pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) e em Saúde Coletiva (PPGSC) do Câmpus de São Luís publicaram, recentemente, resultados de um estudo com dados da Coorte Brisa. Também foi publicado um artigo no periódico científico Orthodontics & Craniofacial Research em janeiro de 2022 com o título “Desfechos adversos da gravidez e as características oclusais na dentição decídua: uma coorte prospectiva Brisa”, em que foi investigada a possível influência de desfechos adversos da gestação, como parto prematuro, baixo peso ao nascer e restrição de crescimento intrauterino no desenvolvimento dos ossos da face e o posicionamento dos dentes.

Sob a orientação da professora Érika Thomaz, o artigo foi originado de uma dissertação de mestrado e produzido pelo mestre em PPGO Antônio Carlos Silva Júnior, pela docente do Departamento de Odontologia I Soraia de Fátima Carvalho Souza, pela professora do Departamento de Odontologia II Cláudia Maria Coelho Alves, pela doutora em Saúde Coletiva Rafiza Félix Marão Martins, pelo docente do Departamento de Morfologia Vandílson Pinheiro Rodrigues e pela professora do Departamento de Odontologia II Cecília Claudia Costa Ribeiro.

A coorte representa um projeto multicêntrico que tem avaliado determinantes precoces do processo saúde-doença por meio de exames médicos — como o odontológico — durante o período de gestação e nos primeiros anos de vida da criança, além da incidência de uma doença em determinado período. A pesquisa foi realizada por meio da coleta de dados da gestação, bem como características de saúde bucal de crianças acompanhadas pela Coorte Brisa de São Luís.

Os pesquisadores testaram duas hipóteses: a primeira, de que essas condições da gestação causariam diretamente os problemas no desenvolvimento facial das crianças; e a segunda, em que as condições do parto estariam relacionadas aos problemas respiratórios. Conforme afirmam os pesquisadores do PPGO e do PPGSC, os resultados reiteram que as alterações no posicionamento dos dentes estão mais relacionadas aos hábitos bucais deletérios e ao menor tempo de amamentação do que aos resultados adversos da gestação.

Também explicaram que os cuidados preventivos, o desestímulo ao uso de bicos artificiais e o reforço das políticas de promoção do aleitamento materno até os dois anos de idade, conforme orienta a Organização Mundial de Saúde, são fatores importantes para um bom desenvolvimento das estruturas faciais e dentárias de crianças.

Conheça a estrutura e as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFMA:

Por: Lucas Araújo

Produção: Bruna Castro

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: