Notícias
Conheça a Afluente – Revista de Letras e Linguística, do Centro de Ciências de Bacabal
Com o objetivo de oferecer maior visibilidade às produções das revistas científicas dos câmpus do continente, a Diretoria de Comunicação (DCom) da Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE) produz a série “Revistas do Continente”, que, nesta semana, apresenta a Afluente - Revista de Letras e Linguística. O periódico incentiva a divulgação de pesquisas nas áreas de letras e linguística e está vinculado ao curso de Letras e ao Programa de Pós-Graduação em Letras, ambos do Centro de Ciências de Bacabal.
Criada em 2016, a Afluente aceita como trabalhos acadêmicos inéditos a publicação de artigos, ensaios e resenhas que tenham como objeto de discussão os fenômenos e as temáticas da área de letras e linguística no Brasil e no mundo. A sua especialidade é voltada para linguística, teoria literária, estudos comparados, ensino de literatura e língua portuguesa e, por fim, Língua Brasileira de Sinais (Libras).
O periódico também aceita produções acadêmicas que estejam no campo das ciências afins e que tenham a linguagem como objeto de reflexão e investigação, como, por exemplo, as ciências humanas, as artes e a educação. Portanto o público-alvo é toda a comunidade acadêmica envolvida nessas respectivas áreas, além de professores da educação básica e quaisquer interessados nas temáticas da revista.
Aos interessados no processo de submissão, que é feito no Portal Periódicos da UFMA, é necessário seguir algumas regras como: um dos autores precisa ter o título de doutor, aceitando contribuições de pós-graduandos (mestrandos e doutorandos); os textos não podem ter mais de três autores; e a contribuição precisa estar formatada de acordo com as normas da revista. A partir deste ano, a revista passou a adotar a política de fluxo contínuo, em que cada número é fechado quando alcança a quantidade de quinze trabalhos acadêmicos.
Atualmente, o periódico está sob a supervisão do professor Luís Henrique Serra, da Coordenação de Letras do Câmpus de Bacabal. Segundo o docente, a Afluente tem contribuído para a divulgação da ciência, com discussões na respectiva área, e já recebeu colaboração de pesquisadores de outras localidades. “A revista tem projetado o nome do Centro de Ciências de Bacabal no país e tem dado visibilidade aos estudos e aos pesquisadores que trabalham nele. Por causa de seu alcance, muitos pesquisadores têm enviado propostas de publicação para a revista”, explicou o supervisor.
Ao longo dos seis anos de sua criação, a Revista de Letras e Linguística já viabilizou vinte edições e, geralmente, consegue veicular duas publicações e alguns números especiais ao ano. “Essa quantidade revela a qualidade e o espaço que a revista tem recebido do meio acadêmico, visto que esses números são organizados por professores da coordenação do curso de Letras de Bacabal e por pesquisadores de outras instituições do Brasil e do mundo”, declarou o professor Luis Henrique Serra.
Hoje, a Afluente está localizada nas principais plataformas de indexação do mundo, como o Google Acadêmico, Cross Ref, Latim Dex, Sumario.org, entre outras. Até o momento, está no estrato B5 da categoria Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Na prática, significa que o órgão veiculado ao Ministério da Educação considera como periódico de média relevância. O supervisor da revista afirma que o periódico aguarda nova avaliação, com a previsão de obter o Qualis B2 (periódico de excelência nacional).
De acordo com a organização da Afluente, neste mês de setembro, sairá uma nova edição. Para mais informações, basta seguir o perfil do Instagram @afluente ou entrar em contato pelo e-mail afluente@ufma.br.
Conheça a série “Revistas do Continente”
Desde o início de agosto, a DCom promove os periódicos dos câmpus do continente com matérias especiais todas as segundas-feiras. Até o momento, já foram apresentadas seis revistas, divididas entre os Centros de Ciências de Codó, Imperatriz, Grajaú, Chapadinha e agora, Bacabal.
Por: João Meireles
Produção: Bruna Castro
Revisão: Jáder Cavalcante