Notícias

Clínica Escola em Odontologia da UFMA presta atendimento gratuito a crianças e gera satisfação da população

publicado: 03/02/2023 11h05, última modificação: 03/02/2023 21h06

A Clínica Escola em Odontologia da UFMA realiza atendimento odontológico gratuito no prédio do curso de Odontologia, no Câmpus São Luís. Como parte da disciplina de Odontopediatria, a clínica infantil, quarto estágio do curso, atende às quartas e quintas no período vespertino a crianças de 6 a 12 anos; e, nas segundas, durante o turno vespertino, e nas terças e sextas pela manhã, é realizado o quinto estágio, que atende a jovens de até 5 anos de idade.

O atendimento, feito no prédio de Odontologia, tem por objetivo proporcionar aos moradores das áreas adjacentes à Universidade, como Sá Viana, Vila Embratel e Bacanga, um atendimento acessível e necessário para a população, como explica a professora Elizabeth Lima Costa. “O atendimento odontológico não é um serviço barato, e aqui eles buscam o nosso trabalho, realizado de forma gratuita, e, ao mesmo tempo, exercemos um trabalho odontológico, de certa forma também prestamos um trabalho psicológico, um trabalho que integra a comunidade”, denotou.  

Além de viabilizar o atendimento às áreas periféricas, tem por objetivo também contribuir na formação dos discentes de odontologia, trazendo-os a vivência prática no atendimento de crianças na fase da dentição mista, na qual se encontram presentes tanto dentes permanentes quanto de leite. A aluna Joyce da Silva dos Santos, do oitavo período, revela que esse trabalho, ao seu ver, é muito gratificante e importante. “É muito bom para nós, como estudantes, poder devolver a saúde bucal para essas crianças, que muitas vezes não têm acesso a esse serviço por meios convencionais, por isso prestamos esse trabalho de maneira gratuita”, ressaltou.  

Urika Talila Moreira, mãe da Maria Luiza, trouxe a filha para fazer o retorno do atendimento, elogiou o trabalho e falou sobre o seu alcance. “Para nós é muito positivo. Viemos de Santa Rita, e, por ser um serviço gratuito e de qualidade, por vezes acaba sendo mais acessível, os alunos também são bastante prestativos e nos ajudam bastante”, agradeceu.    

A professora Gisele Quariguasi, responsável pela disciplina, ressaltou a importância desse tratamento, mesmo que, a priori, pareça prematuro. “Os pais e responsáveis devem estar sempre atentos à higiene e à alimentação das crianças, principalmente os açúcares de adição, que não apenas geram doenças periodontais, mas também outras doenças sistêmicas que podem trazer doenças num momento futuro, como perdas dentárias e outras”, enfatizou.  

O professor Pierre Adriano Moreno Neves explicou o processo para o acesso ao atendimento. “Os pais devem procurar a triagem do curso de odontologia para deixar o nome da criança e o telefone, se possível mais de um, para que entremos em contato e possamos agendar a consulta”, expõe. 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (98) 3272-8579.

Saiba mais

A clínica oferece serviços de avaliação clínica, profilaxia dental (procedimento de limpeza realizada de forma mais detalhada por um profissional), orientação de higiene oral e dieta, cirurgias de exodontias (que retira dentes nascidos normalmente, mas que estejam, de alguma forma, comprometidos, e também aplicadas para remoção dentes de leite), cirurgias de gengiva e cirurgias de ulectomias (remoção de formações anormais do tecido gengival sobre dentes não completamente erupcionados). Presta também serviços de restaurações, tratamento de canal em dentes de leite e tratamento ortodôntico.

Veja as fotos de atendimentos prestados recentemente:

Atendimentos na clínica de odontopediatria da Clínica Escola de Odontologia - 31-01-2023

Por: Juan Terra

Produção: Luciano Santos

Fotos: Bruno Goulart

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: